FETAEMA realiza o 1º Encontro dos Educadores (as) Populares do MSTTR na Regional Cocais

img

 

Durante toda esta quinta feira (17), cerca de 30 dirigentes e funcionários do Movimento Sindical dos Trabalhadores (as) Rurais na Agricultura do Estado do Maranhão participam em Colinas do 1º Encontro dos Educadores (as) Populares do MSTTR na Regional Cocais.

O Encontro tem como objetivo discutir estratégias de trabalhos para a realização dos Grupos de Estudo Sindical – GES na Regional e nos municípios. “Em todas as regionais já existe uma grande solicitação de matérias para os grupos de estudos sindicais. Convoco todos os educadores (as) populares da nossa rede, a estarmos juntos e engajados no fortalecimento político e pedagógico proposta pela nossa Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC). Que possamos alcançar com o GES um MSTTR que possa refletir sobre sua trajetória até aqui, mas também que construa com unidade novos conhecimentos”, Ivaí Santos, secretário de Formação e Organização Sindical da FETAEMA.   

GES NA BAIXADA ORIENTAL

Na Regional da Baixada Oriental os trabalhos já estão adiantados. Nos dias 24 e 25 de janeiro acontece o GES Regional com a participação de 18 Sindicatos de Trabalhadores (as) Rurais.   A agenda do 2º módulo  está com datas definidas. 

AGENDA (GES) MUNICIPAL DA B. ORIENTAL

28 e 29 de janeiro na cidade de Axixá com a participação de 25 pessoas;

28 e 29 de janeiro se reúnem os STTR´s de Paço do Lumiar e São José de Ribamar com 45 pessoas;

06 e 07 de fevereiro será realizado o GES de Primeira Cruz com 30 pessoas;  

Até junho devem ser realizados o GES de Matões do Norte e Barreirinhas. 

TEMAS TRABALHADOS

A Origem do Sindicalismo e o Projeto Alternativo de Desenvolvimento rural Sustentável e Solidário são temas que vão ser aplicados nas  9 Regionais Sindicais da FETAEMA. Além desses, cada Regional escolherá um conteúdo mais ligado a sua realidade. 

O QUE É O GES?

O Grupo de Estudo Sindical – GES é um dos espaços formativos que compõe a Escola Nacional de formação sindical da CONTAG e se configura como lugar privilegiado de diálogo com os trabalhadores e trabalhadoras de base.

É alicerçado pela Política Nacional de Formação - PNF e pelo Projeto Político Pedagógico - PPP, componentes importantes desta estratégia, que tem o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - PADRSS, como referencial político. Portanto, o GES tem a intencionalidade de promover na base sindical o debate sobre o espaço rural e o universo do sindicalismo: as lutas, as conquistas, as políticas de desenvolvimento rural, que possibilitem às pessoas, a partir de entendimentos coletivos, buscar melhor qualidade de vida e compreender a importância do mundo sindical, (re) afirmando a identidade de classe.

Menu Administrativo