Ao longo dos cinquenta anos percorridos por longas trilhas,a CONTAG reuniu homens e mulheres que, apesar das diferenças, sonhavam com o mesmo ideal de luta. E este ideal fez com que a CONTAG chegasse ao seu cinquentenário, firme, no propósito de mudar os rumos do desenvolvimento do país.
Das tantas trilhas percorridas, muitos sonhos foram realizados e outros acenados os caminhos. Dentre estes sonhos, estava o de constituir uma escola de formação para juntar saberes, histórias, trajetórias, lutas, conquistas, compartilhar experiências, misturando tudo em um único espaço de ressignificação da luta e da militância. Afinal, como diz Gonzaguinha, “toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas”.
A ENFOC nasce com o propósito de ser um Lugar de Transformação Política. Desde os primeiros passos,tem mostrado um jeito diferente de lidar com os desafios da luta sindical, olhando para as especificidades dos sujeitos, diversidade regional e cultural, compreendendo que cada uma integra um todo – da vida e da atuação militante.
Esse propósito tão logo se fez prática pedagógica, ao entrelaçar experiências, compartilhar saberes e se espalhar Brasil afora, marcando um jeito diferente de fazer a formação sindical. Uma formação capaz de questionar a prática individual e coletiva dos sujeitos,colocando-os diante de grandes desafios, tais como mudar a sociedade a partir de práticas do seu cotidiano; fazer do sindicalismo um espaço vivo, no qual acolha os sujeitos com suas especificidades e diversidade de demandas. Um espaço estimulador de lutas que alterem as condições de vida dos povos do campo e integrem o cotidiano da vida sindical.
A ENFOC, nesses sete anos, fez-se Escola com uma pedagogia própria. Inspirada pela Educação Popular, foi centrando o olhar criterioso na diversidade dos sujeitos e de suas práticas, ajudando-os a refletir sobre si mesmos e como enxergam sua relação com o meio natural e social com a terra, o meio ambiente, com as questões sociais e econômicas, com as relações sociais de gênero, de geração e de raça e como percebem sua realidade integrada às questões globais da sociedade. Tudo mediado por diálogos, cantos, leituras, danças e debates que vão, aos poucos, dando lugar à construção de um novo conhecimento. Um conhecimento que integra prática-teoria e prática em um movimento circular contínuo, entre educador e educando, estimulando a multiplicação criativa, o aprender fazer fazendo e, assim, desafiando-se a sair do lugar, a se mover diante dos desafios da vida, pois, com ensinou Paulo Freire, o eterno mestre inspirador da militância por uma pedagogia libertária: o importante não é o achado, mas o mover-se na busca.
ENTÃO, ESSA HISTÓRIA TAMBÉM É SUA HISTÓRIA? Que tal seguir contando do seu jeito, com seu colorido, tempero e sabor... em que momento e com que intensidade, sua vida se fez mais vida, ao dar sentido à vida da ENFOC, nestes sete anos de prática pedagógica?
O espaço está aberto... Clique aqui para contar sua história com a ENFOC.
3 COMMENTS
John Doe
June 29, 2014 - 11:23 Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.Diana Doe
June 29, 2014 - 11:23 Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.Melissa Doe
June 29, 2014 - 11:23 Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.Peter Doe
June 29, 2014 - 11:23 Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.DEIXE UM COMENTÁRIO