Refletindo sobre a prática pedagógica da ENFOC no Maranhão...

img

Trazer a reflexão acerca do que significa a prática pedagógica da ENFOC no Maranhão, é falar do desafio, da coragem, de amor, de militância... É dizer que entre uma discussão e outra, entre uma dinâmica e outra, que o jeito de fazer a educação popular proposta por esta Escola Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais é algo revolucionário!

Absolutamente nem um educando (a) por mais tímido (a) que seja, é um sujeito passivo. Nem tão pouco se esforça para entender a mensagem dos colaboradores (as). Simplesmente o jeito de fazer, envolve e faz com que todos e todas sejam construtores de um saber coletivo, que se faz nos cursos, onde cada um (a) traz espontaneamente suas experiências, suas histórias de vida, seus sonhos e saberes.

É exatamente a junção de cada uma dessas vivências dos 96 educandos (as) que fizeram e fazem deste espaço um lugar de transformação política, de construção e desconstrução, de troca de experiências, mas acima de tudo de amor a causa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Maranhão.

A formatura da 4a turma que aconteceu no dia 11 de outubro foi mais um marco histórico no avanço da Escola de Formação da Contag no Maranhão. Afinal, fazer formação política com 96 educadores e educadoras populares foi algo desafiador para a FETAEMA.

 Uma luta coordenada pela Secretaria de formação e Organização sindical, com todas as demais Secretarias da Federação e as Coordenações Regionais Sindicais, que não começou hoje, mas desde que foi concluído o curso com a 1ª turma em 2009.

Hoje são 4 turmas (2009, 2010, 2012 e 2013). Educadores e educadoras populares que levam a missão de serem multiplicadores da Ação Sindical em todo o Maranhão. Uma missão bem traçada no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), que aponta para a necessidade de se avançar nas questões agrárias, agrícolas, de sustentabilidade sindical, de comunicação, de formação e organização sindical, assalariamento rural, políticas sociais, de 3ª idade, idosos (as), mulheres e juventude do campo, além de temas transversais como meio ambiente, entre outros.

Assumir a multiplicação sindical proposta pela ENFOC quer seja no Encontro Nacional de Formação - ENAFOR, no Encontro do Maranhão de Formação -EMAFOR, nos cursos da ENFOC´s nas Regioões e Estados e nos Grupos de Estudos Sindicais (GES´s), é ter a certeza de que estamos caminhando no rumo certo, e que o PADRSS esta sendo, gradativamente, implementado. É a garantia de que homens, mulheres, crianças, jovens, pessoas da 3ª idade , Idosos (as) Rurais do campo maranhense, terão seus direitos respeitados, com a militancia e força de todos os (as) educadores e educadoras populares da ENFOC.

O Maranhão hoje é referência no processo formativo da CONTAG, como bem falou o secretário de Finanças da nossa Confederação, Aristides Veras, durante a entrega dos diplomas. Mesmo sendo positiva a avaliação, nem de longe ela pode gerar um sentimento de algo terminado, de conformismo, mas de que a luta continua e que há muito a semear no campo maranhense e brasileiro.

Viva a ENFOC!

Viva o MSTTR!

Viva a luta dos trabalhadores e trabalhadoras rurais!

Menu Administrativo