MUTIRÃO SINDICAL - FETRAECE

img

A FETRAECE retomou em 2013 o Projeto Raízes, concebido ainda na década de 90. Acrescentamos ao projeto inicial, a concepção pedagógica e metodológica da ENFOC, ao mesmo tempo em que redesenhamos o caminho formativo, dando a este, a possibilidade de construir mais e melhor aproximação com a base sindical, através da multiplicação criativa e formativa, que oportuniza outros sujeitos, vivenciar a formação através dos Grupos de Estudos Sindicais – GES, das Escolas Sindicais e mais um novo espaço de dialogo e construção coletiva, que são os mutirões sindicais, que consta em nosso projeto como parte importante da estratégia formativa.

Os Educadores e educadoras, os multiplicadores e multiplicadoras  participantes da turma “Antonio Soares Guimarães – Bandeira”, a Coordenação da FETRAECE na Regional de Itapipoca e toda direção do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município de Miraíma/Ce, visitaram o Assentamento Caioca I e II. Lugar escolhido coletivamente para vivenciar a primeira experiência da FETRAECE com mutirão sindical.

Na ocasião foi aplicado um questionário com intuito de conhecer melhor a comunidade, considerando sua dimensão e potencialidade. Ao mesmo tempo a Direção do Sindicato aproxima-se mais da comunidade, no sentido de construir uma estreita relação, com os homens e as mulheres daquele assentamento. Além disso, no mutirão, ao final do dia, é realizada uma reunião com os moradores da comunidade para falar da estrutura e organização do MSTTR, mostrando como a ação sindical impacta diretamente na vida e no cotidiano da comunidade através das políticas públicas propostas e negociadas nos diversos espaços de interlocução política onde o MSTTR se faz presente.

A idéia principal do mutirão sindical é aproximar o Sindicato da Comunidade e seus moradores e moradoras da vida sindical. A FETRAECE ainda realizará até março de 2014, mais 03 mutirões nas regionais do Cariri, Crateús e Sobral.

Menu Administrativo