1º Módulo - Curso Estadual de Formação Sindical em Pernambuco

img

Desta segunda-feira  (31)  até o dia  4 de abril, a diretoria de Organização e Formação Sindical da Fetape, em parceira com a Contag, realiza o 1º Módulo do 5º Curso Estadual de Formação Sindical em Pernambuco, no Centro Social Euclides Nascimento, em Carpina.

 
A atividade quer proporcionar uma formação política para lideranças, dirigentes, assessorias e funcionários(as) do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR), visando fortalecer e qualificar a atuação desse público na luta pela disputa do  projeto de sociedade do MSTTR, nos espaços de formação, negociação e monitoramento de políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável e solidário, e na gestão das entidades sindicais.
 
Durante os cinco dias da atividade, os/as 70 novos/as educandos/as, das três regiões do estado, irão debater a Unidade Temática: Formação Social e Projetos de Sociedade em Disputa ao Longo da História da Humanidade, que integra o Eixo Temático: Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
 
“Estamos muito animados com a realização da 5ª Turma em Pernambuco. O processo formativo vem despertando os dirigentes para a importância de realizar e se envolver nas ações de formação. Ouvimos muitas demandas nesse sentido, durante o Giro nos Polos, e essa é a maior turma que estamos organizando. Ainda participarão professores do Projovem Campo, o que nos deixa muito felizes”, comemora o diretor de Organização e Formação Sindical da Fetape, Adelson Freitas.
 
Na avaliação de Adelson, os Cursos têm provocado a militância do campo, sobretudo no fortalecimento da identidade de classe trabalhadora rural e reanimando uma ação de base, com um jeito de fazer formação baseado na educação popular e tendo a mística como uma estratégia de reflexão, em todas as iniciativas. “Mas isso tudo também nos aponta desafios para melhorar, cada vez mais, a nossa ação sindical e aumentar a representatividade”, acrescenta.
 
O diretor adianta que, nesse primeiro Módulo,  a Fetape pretende aproveitar a oportunidade para reafirmar o Ano Internacional da Agricultura Familiar;  promover uma reflexão sobre o  envolvimento dos/as dirigentes nos processos do 9º Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – CETTR; além de estimular a participação nas eleições partidárias, colaborando para eleger candidatos/as que defendam a categoria.
 
Para dar início à 5 Turma da Enfoc foi necessário um processo preparatório que contou com a Rede de Educadores/as e Colaboradores/as de Pernambuco e a equipe pedagógica da Fetape.
 
A ampliação e qualificação dos processos formativos e organizativos do MSTTR em suas diversas dimensões, inclusive na área da política partidária é uma das prioridades estratégicas Fetape. Até o momento, a Fetape já formou 170 novos/as formadores/as, entre dirigentes e lideranças sindicais do estado.

Menu Administrativo