Autoridades destacam a importância da formação de base para a luta do MSTTR e para a transformação política do País

img


A abertura contou com a participação do presidente da CONTAG, Alberto Broch, do secretário de Formação e Organização Sindical, Juraci Souto, da secretária de Jovens, Mazé Morais, do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Miguel Rossetto, do presidente da CTB, Adilson Araújo, e da vice-presidente da CUT, Carmen Foro.

Em seguida, a secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Mazé Morais, destacou a importância do 4º ENAFOR para o MSTTR. “Esse momento é importante e único de reafirmação da nossa formação política do movimento sindical. Sabemos que o desafio é grande para cada um(a) de nós. Esse será um espaço para trocar ideias e tenho certeza que a sabedoria compartilhada durante essa semana será levada a todo o País para fortalecer o MSTTR. Acreditamos no nosso movimento, nas mulheres e homens do campo, de todas as idades, e vamos aproveitar todos os momentos. Que possamos expressar e multiplicar os saberes durante esses cinco dias.”

Já o ministro Miguel Rossetto, em nome da presidenta Dilma Rousseff, saudou todos(as) participantes e reafirmou o compromisso do governo com os trabalhadores e as trabalhadoras rurais. “Esse encontro traz para todos nós muita esperança. A CONTAG é uma entidade de extraordinária energia e luta. Foi uma das primeiras entidades agredidas pela ditadura militar e uma das primeiras a lutar pela redemocratização do País. Como ministro, tive a oportunidade de lutar por muitos anos com vocês nos Gritos da Terra Brasil, que acumula dignidade aos homens e mulheres do campo”, reconheceu o ministro. Rossetto aproveitou para elencar alguns dos avanços dos últimos 12 anos dos Governos Lula e Dilma e destacou que “a alegria do povo brasileiro foi capaz de vencer o grito odioso da elite brasileira. Eles perderam porque não nos conhecem. Vencemos as eleições, mas sabemos que a luta política continua. Que possamos transformar cada pedaço de chão desse país em lugar de vida digna”, ressaltou.

O 4º ENAFOR segue até o dia 14 de novembro. Acompanhe diariamente as notícias no site da CONTAG e nas redes sociais.

 

Menu Administrativo