Mulher organizada chega ao poder!!!

img

Educandos (as) que participam do 2º módulo da Turma Nacional da Enfoc, dialogaram na manhã desta quinta-feira (29) sobre o  tema Mulher e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário . Com leveza, mas firme nas suas palavras a colaboradora da Escola Sara Deolinda, falou sobre os impactos dos Projetos de Desenvolvimento em disputa  na sociedade. 

Sara tratou também da questão da invisibilidade, discriminação, preconceito, divisão sexual no trabalho, gênero, paridade, com relação  a atuação e vida das trabalhadoras rurais.

Ao final, Sara juntamente com educandas e educandos refletiram sobre várias alternativas que vêm sendo protagonizadas pelas mulheres rurais na construção do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (DRSS). A exemplo da maior de ação de massa do mundo ( MARCHA das MARGARIDAS), organizada pelo conjunto do MSTTR e entidades parceiras.

Outro momento que marcou a manhã desta quinta foi à fala da dirigente sindical, mulher, mãe, cearense, trabalhadora rural e educanda da 5ª Turma Nacional da Enfoc, Conceição. Que emocionada, destacou: "Nós  trabalhadoras (es)  sofremos  muitos preconceitos. Muitos de nós temos conceitos equivocados de que trabalhadores e trabalhadoras rurais precisam aparentar miséria. Temos a missão de descontruir para fora e dentro de nós mesmos, este conceito", afirma.      

O momento foi encerrado com uma grande ciranda, onde mãos com mãos e olho no olho,  foi percebido o quanto é importante buscar a autonomia das mulheres do campo e cuidar de nós e do outro (a).

“Escuta , escuta, que o outro e a outra já vem, escuta, acolhe, cuidar do outro faz bem! Uma coisa que aprendi desde o tempo que nasci, que cuidar de mim é cuidar do mundo!” Trecho da canção popular Escuta.

 

    

Menu Administrativo