![]() |
||
Construção coletiva, transformação de sujeitos, respeito a diversidade, valorização das culturas, partilha , permanente colaboração... Nesse ritmo e sentimento, segue em Maceió a IV Oficina Regional de Redes de Educadores (as) Populares da ENFOC na Região Nordeste.
Uma certeza de que a educação popular norteada por mestres como Paulo Freire continua provocando sujeitos para saírem dos lugares de acomodação, para serem transformadores (as) do lugar onde vivem e atuam. Uma provocação que tem incomodado dirigentes sindicais e funcionários (as) do MSTTR das Federações do Nordeste e em todo o Brasil. Um oportunidade de autoavalição como educadores (as) populares na perspectiva da transformação do saber e prática sindical.
![]()
“Por onde temos passado nesse Brasil continente, o sentimento de quem participa da Oficina Regional de Redes de Educadores (as) Populares da ENFOC é muito semelhante, pois temos percebido que os educadores (as) que aqui passam sabem que a missão deles (as) vai muito além dos dias que contribuem com a Oficina. Eles e elas têm um compromisso de confrontar práticas antigas e transformá-las para o bem comum da entidade sindical, para o bem comum do mundo”, destacou o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Juraci souto, que vem participando de todas as Oficinas pelo Brasil.
![]()
Outro momento que marca a Oficina Regional de Redes de Educadores (as) Populares da ENFOC é quando eles (as) param para refletir sobre os avanços e desafios ainda à ultrapassar. É a partir dessa análise que os educadores (as) traçam novas estratégias de fortalecimento da Formação Sindical.
Não podemos deixar de destacar, que a Oficina, é mais um caminho percorrido por quem passa pelo processo de Formação Sindical proposto pela CONTAG, que parte do principio da formação de formadores/as, com foco na Multiplicação Criativa nos espaços de militância, atuação dos(as) participantes.
![]()
Grupos de Estudos Sindicais Rurais (GES)
Entre esses espaços da ENFOC, estão os Grupos de Estudos Sindicais Rurais (GES), que são parte da estratégia de multiplicação criativa, constituídos e animados pelas pessoas que vivenciam o processo formativo na ENFOC.
Publicações da ENFOC
GES - Semeando fazeres e saberes, em comunidades
rurais:http://www.enfoc.org.br/web/arquivos/publicacao/publicacao11.pdf
Práticas de um sindicalismo de base:
http://www.enfoc.org.br/web/arquivos/publicacao/publicacao14.pdf
|
||
3 COMMENTS
John Doe
June 29, 2014 - 11:23 Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.Diana Doe
June 29, 2014 - 11:23 Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.Melissa Doe
June 29, 2014 - 11:23 Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.Peter Doe
June 29, 2014 - 11:23 Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.DEIXE UM COMENTÁRIO