3º Módulo do 1º Curso Regional de Formação - FETAPE

img

Educandos e educandas do Polo Sindical do Pajeú, em Pernambuco, estarão participando, desta quarta-feira (30) até sexta, do  3º Módulo do 1º Curso Regional de Formação. A atividade, que acontecerá no Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de São José do Egito, é uma iniciativa da Fetape, por meio da Diretoria de Organização e Formação Sindical, em parceria com a Contag. Essa etapa será marcada pela cerimônia de formatura da turma. 

Com foco nos elementos estruturantes do  Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), o 3º Módulo irá abordar  temáticas como agricultura familiar, agroecologia, educação do campo e alternativas para convivência com o Semiárido. Para que os/as participantes vivenciem alguns desses conceitos, haverá, no local, uma feira com os produtos da agricultura familiar da região.

Está prevista, ainda, uma avaliação do curso, que também conta com o apoio da Rede de Educadores da região,  a partir de reflexões sobre o ensino e a aprendizagem, destacando a integração do grupo com as temáticas, etodologias aplicadas e a importância dos temas abordados para a vida dos/as educandos/as e para a militância sindical.

 Transformatura

 Os 30 educandos/as, futuros/as educadores/as populares do Polo Sindical do Pajeú, participarão de um momento muito especial e bastante aguardado do Curso, que é a formatura ou a Transformatura, prevista para acontecer no dia 02 de outubro, a partir das 19 horas, na sede do STTR de São José do Egito.

 Esse  rito de passagem foi denominado de Transformatura, por a Enfoc compreender que o papel da formação não é pôr os educandos/as em uma fôrma. Para ela, a formação tem uma proposta que expressa o desejo de mudança, de fazer a transformação na nossa sociedade, no MSTTR e em cada pessoa que vive esse processo.

 Homenagens - Antônio Marques dos Santos, ex-presidente da Fetape e importante liderança da região, dará nome à 1ª Turma, que terá como madrinha Kátia Patriota, assessora do Polo Sindical, e como padrinho Carlos Veras, presidente da CUT. Maria Ferreira de Lima Souza (Dona Lia), responsável pela defesa da tese da participação das mulheres no Movimento Sindical Rural, durante Congresso da Contag, na década de 1980, em Brasília-DF, será a homenageada.

 “Desde que a Escola de Formação foi criada, o seu principal objetivo foi se aproximar das comunidades rurais, e fazer o Curso da Enfoc nos Polos Sindicais, oportunizando um maior número de Sindicatos da mesma região, e com mais dirigentes fazendo a formação. E associado ao momento conjuntural em que os movimentos sociais estão sendo criminalizados, o curso possibilita mais um caminho para o enfrentamento politico e para a luta e prática sindical”, defende o diretor de Organização e Formação Sindical da Fetape, Adelson Freitas. 

 

Menu Administrativo