Região Norte forma novos educadores populares

img
Reafirmação de compromisso com o MSTTR, companheirismo e alegria marcaram a cerimônia de formatura da 5ª turma da Enfoc Região Norte, na noite desta quarta-feira (07), no salão de festas do Hotel Fazenda Minuano, no município de Presidente Médici, no Estado de Rondônia. 
Dirigentes e lideranças do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) dos sete estados que compõe a região concluíram nova etapa do processo formativo político sindical, fortalecendo a ação e prática sindical transformadora e aprimorando a multiplicação criativa de formação na base. 
 A turma, com 69 agora educadores (as) populares em ação sindical e desenvolvimento rural sustentável e solidário, escolheu ter o nome “Somos Todos(as) Transformadores(as)” e elegeu como padrinho o educador popular Antenor Lima, pelo amor e dedicação à formação e o carinho especial com esta turma, demonstrado tantas vezes.
Os educadores (as) foram prestigiados com a presença do vice presidente da Contag, Willian Clementino; Diretores(as) da Fetagro; secretários de Formação e Organização Sindical de Tocantins e Pará, Maria Guanamara e Clodomir, respectivamente; o deputado estadual Lazinho da Fetagro; dirigentes de  STTRs do Estado de Rondônia; familiares e amigos.  Todos compartilharam do sentimento de alegria externados pelos formandos e parabenizaram a cada um(a) pela dedicação e comprometimento com o Movimento Sindical. 
Willian Clementino trouxe as felicitações e agradecimentos de toda diretoria da Contag e destacou que aquele momento reafirma a estratégia de formação da Confederação, qualificando a atuação política dos formandos/as na disputa de projetos de sociedade, referenciada no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS. E desejou boa luta, bom trabalho de base a todos. 
O presidente da Fetagro, Fábio Menezes, afirmou que aquele momento é muito especial na vida de cada educador/a, mas sobretudo na “vida” do movimento sindical. Ressaltou que o MSTTR discute seguidamente a importância da formação e o seu papel na ação de qualificação dos dirigentes e militantes, buscando ampliar o entendimento da categoria sobre as grandes questões da agenda sindical; e levar aos trabalhadores/as rurais uma missão de transformação política da realidade.  “Festejamos nesse momento uma etapa especial, onde cada formando/a pôde conhecer outras realidades, experimentar novos conhecimentos, encarar desafios e superá-los. Foi necessário aprender a aprender. Olhar de forma crítica o que vemos diariamente, perceber os detalhes e provocar uma nova ação”, observou. 
A secretária de Formação da Fetagro, Rosileia Inácio, desejou aos educadores (as) que, “ao voltarem para seus Estados, para sua base, continuem o processo formativo do MSTTR de maneira autônoma, militante, libertária, transformadora para que suas práticas se assemelhem a suas falas”, parafraseando o educador Paulo Freire.
O deputado Lazinho da Fetagro, ex diretor da Fetagro, externou sua alegria em participar de mais uma formatura de novos educadores (as) e de ver o movimento sindical de toda região Norte mantendo sua organização e propósitos. Parabenizou a todos pela dedicação e comprometimento com o fortalecimento do MSTTR na luta pela melhoria da qualidade de vida no campo, pelo reconhecimento e valorização da agricultura familiar e por uma sociedade mais justa e igualitária. 
Homenagens
Os educadores (as) homenagearam colaboradores que fizeram parte daquele processo formativo e que marcaram a vivência no curso. A estes foram entregues placas com a mensagem: “O mais importante na vida não é ensinar, mas se permitir a aprender junto. E, juntos, buscarmos a transformação. Obrigado pela sua dedicação, companheirismo e por tudo que tens fito por esta escola”.
 

Menu Administrativo