História do MSTTR é revivida em curso da ENFOC

Recontar a história do MSTTR, voltando para o início da década de 60, quando surgiram os primeiros sindicatos de trabalhadores rurais. 


O assessor da Regional Sul da CONTAG, José Lourenço Cadoná, falou aos participantes do 2º Módulo do curso da ENFOC hoje (28), em Santa Cruz Sul, destacando o papel da Frente Agrária Gaúcha no estudo das questões agrárias, na formação de líderes no campo, incentivando a sindicalização e o trabalho cooperativo. Passando pela fundação dos primeiros STR`s, na época com outras nomenclaturas, fazendo referência a produtores autônomos ou trabalhadores na lavoura, Cadoná chega à criação da FETAG-RS, em 6 de outubro de 1963 e, em 22 de dezembro do mesmo ano, da CONTAG, passando pelas principais bandeiras de luta e conquistas da categoria.


Dando nome, voz e, consequentemente, personalidade, à parte dessa história, Ezídio Vanelli Pinheiro dividiu suas vivências com os educandos da ENFOC. Na sua trajetória, a presidência do STR de Frederico Westphalen, de 1970 a 1980; a vice-presidência da FETAG-RS, de 1980 a 1983; a presidência da Federação, de 1983 a 1986, quando mudou-se para Brasília e assumiu a vice-presidência da CONTAG, até 1989; neste ano, voltou para o Rio Grande do Sul e também para a presidência da FETAG, permanecendo até 1994, quando elegeu-se deputado federal. Pinheiro voltaria ao comando da FETAG mais uma vez, entre 2003 e 2007.


Presentes os assessores de Formação da FETAG, Leomar Fernando Mattia, Giovani Zortea e Paula Rosana Fortunato, além da 1ª secretária e diretora de Juventude Rural e Educação do Campo, Diana Hahn Justo.



 

Menu Administrativo