Pedagogia na base marca formação baiana- 3º módulo do curso estadual analisa experiência do GES

Refletir sobre os sabores e as dores do fazer pedagógico com a base foi o tema que norteou a abertura do 3º módulo do Curso Político de Formação em Ação Sindical e Desenvolvimento Rural, Sustentável e Solidário da Bahia. A ação está sendo realizada em São Gonçalo dos Campos, região do recôncavo baiano, e conta com a participação de aproximadamente 90 pessoas, entre dirigentes sindicais, representantes da base, convidados e assessores.

Além de refletir sobre as vivências do Grupo de Estudos Sindical (GES), que foi deixada como atividade do módulo anterior, os educadores Otávio Cazuza e Betânia Alves, que coordenaram essa análise, propuseram uma experiência de realização de um GES com a turma. Temas como a organização e a contribuição sindical, o papel da mulher e a importância de analisarem as dificuldades e possibilidades de melhoria da comunidade foram alguns temas discutidos durante toda a tarde. Diversas dúvidas, especialmente sobre a contribuição sindical, foram esclarecidas junto com os assessores presente.

“Estamos terminando essa formação muito felizes porque conseguimos dar uma balançada na Rede aqui na Bahia. Ouvimos relatos de experiências criativas e ficou clara a motivação e a intencionalidade em dar continuidade às ações de base”, afirmou a secretária de Formação e Organização Sindical da Fetag-BA, Vânia Marques Pinto.

O curso vai até a próxima quinta-feira (01/09) e contará ainda com as oficinas sobre Juventude, Envelhecimento Humano Digno e Saudável, Educação Popular e Artes, Relaxamento e Comunicação. Na quinta-feira à noite, haverá a celebração da conclusão do curso.

Menu Administrativo