TRANSFORMATURA ENFOC: “Um(a) trabalhador(a) consciente tem condição de mudar qualquer cenário político”.

Um longo caminho para chegar até a Formatura da 4ª Turma da ENFOC Bahia. Isso mesmo! A andança teve início com uma Oficina de Autoformação voltada para educadoras(es) populares, sendo boa parte da 5ª Turma ENFOC Nordeste. Após a capacitação, os educadoras (es) tiveram a missão de pensar como seria a 4ª ENFOC no estado . E foi aí que se projetou uma Turma com 80 pessoas de diferentes municípios. Dos quais concluem o Curso 54 educadoras(es).

“As educadoras(es) saem daqui mais motivadas(os), mais organizadas(os), mais atentas(os) ao papel do STTR na sua base. Uma mudança que nasce a partir da nossa prática, com novas propostas da Diretoria dos Sindicatos”, ressalta entusiasmada a secretária de Formação e Organização Sindical da Fetag-BA, Vânia Marques.

Durante o percurso foram realizados Mutirões Sindicais, onde educadoras(es) e educandas(os) tiveram a oportunidade de ouvir as comunidades e quais suas necessidades.

“Além de ouvir, também aproveitamos a realização dos Mutirões Sindicais para falar o papel do Sindicato, sobretudo o nosso papel enquanto pessoas que fazem parte dessa sociedade. Aproveitamos para discutir sobre gestão política, destacando o impacto que a eleição de um vereador(a) ou prefeito, faz no cenário nacional. A política começa no município e, isso reflete nos Governos estaduais e Federal. Um(a) trabalhador(a) consciente tem condição de mudar qualquer cenário político”, afirmou Vânia.

Na fileira de sorrisos esperançosos da 4ª Turma da ENFOC Bahia, se encontra a formanda Dina Novaes. A educadora popular compartilha o sentimento de sair daqui fortalecida e desafiada a levar conhecimento para quem ficou lá na base.

“Quero levar para base esclarecimento sobre as políticas públicas, principalmente as que são voltadas para agricultura familiar, como o Garantia Safra. Penso que também será uma oportunidade de esclarecer para o povo sobre o Golpe que aconteceu no Brasil, pois a Rede Globo mostra para o pessoal da zona rural totalmente o contrário, então nós como dirigentes de Sindicatos vamos falar a verdade que a Grande mídia esconde”.

Da comunidade do Mutun, no município de São Felipe, se juntou na caminhada da 4ª Turma da ENFOC Bahia, o jovem Ivan de Sousa Santos. Agora com o anel de tucum na mão, mas acima de tudo com o compromisso como educador popular da Rede da ENFOC, ele sabe muito bem, que tem uma missão árdua pela frente, na busca por um Brasil de todas e todos!

“Quero trabalhar com minha base para fortalecer o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais(MSTTR). Com essa questão do Golpe, mais ainda vamos trabalhar com a politização de cada trabalhador e trabalhadora rural, na luta contra o retrocesso de direitos já alcançados. Vamos reforçar ainda mais a luta do nosso Sindicato”, destacou.

Presente na Transformatura da 4ª Turma da ENFOC Bahia, a coordenadora da CONTAG na Regional Nordeste, Joana Almeida, reforçou a luta que cada educadora(a) popular da ENFOC terá a partir do cenário político posto no País.

"Aproveito o momento para denunciar o golpe claro sofrido pela presidenta eleita democraticamente, Dilma Rousseff. O cenário posto para todos nós nos próximos dias, será de muita luta. Precisamos seguir em unidade, todas as trabalhadoras e trabalhadores para fazer o enfrentamento frente a esse governo golpista. Fora Temer!!!", convocou emocionada a coordenadora.

Já o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Juraci Souto, fez menção do avanço do processo formativo na Bahia e seguiu chamando as educadoras(es) populares, para compreenderem que a grande trilha da prática sindical começa a partir de agora.

“A Formatura marca o começo de uma nova história. Uma história desafiadora, que sempre nos convida revermos passos e traçarmos um novo olhar para o que ainda virá. A ENFOC é assim... Estamos constantemente construindo e reconstruindo. O nosso desejo é que cada trabalhador(a) do campo baiano, encontre no compromisso por vocês assumido aqui, um ombro amigo de acolhimento e renovação de luta por um Brasil com mais direitos para os agricultores (as) familiares”, ressaltou Juraci Souto.

Menu Administrativo