Multiplicação da formação na base

img
“Quando eu cheguei aqui eu era bem tímida, agora já conheço várias pessoas, estratégias de luta e reconheço meu lugar como mulher”, afirma a educanda, Josenir Santana Vila Nova do Assentamento Rio Bonito.

“Estou achando muito bom o Curso, porque estão passando informações para nós sobre a luta sindical e política no Brasil. Hoje debatemos muito sobre o golpe que aconteceu recentemente no Brasil, da alta classe contra a baixa”, afirmou o educando Antônio Israel, de Sobradinho.

Os depoimentos de Josenir e Antônio trazem um pouco do sentimento absorvido pelos mais de 50 educandas e educandos que participam do 2º módulo do Curso Estadual de Formação para educadores e educadoras em Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, da FETADF.

O Curso que vai até sexta-feira(7 de outubro), no CESIR/CONTAG, em Brasília-DF, tem como objetivo viabilizar a formação de educadores(as) do MSTTR, de modo a aprimorar sua capacidade de multiplicação da formação na base.

Nesse 2º módulo, os(as) educandos e educandas, estão conhecendo a luta do Movimento Sindical na conquista pela terra e os desafios enfrentados pelos camponeses(as); Como surgiu o MSTTR e qual sua contribuição para os trabalhadores e trabalhadoras rurais; reflexão e debate sobre o Orçamento Sindical Participativo como elemento fundamental para fortalecer as entidades sindicais junto à base; entre outras temáticas.

Um momento aguardado e que deve marcar o 2º módulo, será a visita pedagógica no Acampamento Tiradentes, onde os(as) educandas e educandas terão a oportunidade de conhecer de perto a experiência do Grupo de Estudo Sindical da comunidade.

“Vejo com muita satisfação que uma prática que deu certo, que é fruto dessa Escola, possa ser hoje compartilhada com educandas e educandos da própria ENFOC. Acredito que vai ser uma experiência proveitosa e enriquecedora para as pessoas que estão chegando ao Movimento Sindical, pois o que vem acontecendo no acampamento Tiradentes é uma experiência que a Escola nos apontou o caminho e a gente aproveitou a oportunidade”, destaca a educadora popular Josefa Ataídes, que também é liderança na Comunidade Tiradentes.

A partir da formatura da turma de ENFOC, a FETADF já contempla a possibilidade de multiplicar o saber e prática sindical.
“É perceptível que os educandos e educandas estão motivados(as) para debaterem os temas que estão sendo discutidos aqui, a partir da prática do GES em suas comunidades. Outra empolgação nítida, se refere a participação delas(es) no fortalecimento da luta sindical e no debate político que acontece no Distrito Federal e entorno, e em todo Brasil ”, ressalta o secretário de Formação e Organização Sindical da FETADF, Helder Rodrigues de Sousa.

Menu Administrativo