Pernambuco: Polo Sindical do Araripe recebe 2º Módulo do Curso Regional da Enfoc

Em uma de suas muitas frases, o mestre Paulo Freire afirma: “Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes.” É exatamente isso que se tem acompanhado nas diversas experiências no campo da formação realizadas pela Diretoria de Organização e Formação da Fetape, especialmente, nos últimos dois anos, com os cursos da Enfoc nos Polos Sindicais.

De hoje (10/10) até quarta-feira, por exemplo, está acontecendo o segundo módulo do 1º Curso de Formação Social do Polo Sindical do Araripe, na sede rural do Caatinga, em Ouricuri. Uma etapa que se dedica a debater e aprofundar a História, a Ação e a Prática Sindical.

Essa turma conta com 46 educandos e educandas, que são lideranças e dirigentes dos onze Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais que formam o Polo, além de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos do Campo (EJA Campo) e que estão tendo a oportunidade de conhecer melhor o Movimento Sindical Rural.

 Entre os participantes está a professora de Língua Portuguesa Maria do Socorro Viana S. da Costa, 45 anos. Ela, que mora no município de Santa Filomena e coordenou turmas do EJA Campo, anos atrás, só agora está tendo a oportunidade de conhecer um pouco mais o mundo sindical. “Desde o 1º Módulo,  comecei a mudar minha visão do Movimento Sindical Rural. Hoje percebo que o Sindicato é um órgão muito importante para a organização de uma categoria e para a sociedade. Fazendo o curso, eu sinto como é fundamental estar na mesma turma com os agricultores e agricultoras familiares, descobrindo novos conhecimentos, a partir de uma perspectiva de quem mora no campo”, comenta Socorro.
“O processo de formação não acaba só com a realização das turmas. Essa é apenas uma etapa do grande objetivo que queremos, que é o de fazer a ação formativa cada vez mais próxima das pessoas e das comunidades”, defende o diretor de Organização e Formação Sindical da Fetape, Adelson Freitas.

Nesse módulo, além da participação da Rede de Educadores e Educadoras Populares de Pernambuco, o curso contará com a presença de Samuel Santos, um jovem dirigente do Sindicato de Santo Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul, e Educador Popular da Rede da Enfoc, que irá partilhar a sua experiência e também aprender com a Turma. A presença dele é uma das etapas de construção de um projeto de intercâmbio, que fortalecerá ainda mais a ação formativa, tanto em Pernambuco como no Rio Grande do Sul.

Essa ação faz parte do Planejamento da Diretoria de Organização e Formação. Até agora, foram concluídas quatro turmas: Sertão do Pajeú e Agreste Meridional, em 2015, e, este ano, Submédio São Francisco e Agreste Central. A conclusão dessa Turma do Araripe está prevista para novembro, quando acontecerá o terceiro módulo. Essas atividades contam com o envolvimento das demais Diretorias da Fetape e da REDE de Educadores e Educadoras Populares, presentes em todas as Regiões do estado.

Menu Administrativo