5ª TURMA DA ENFOC ESTADUAL INICIA TERCEIRO E ÚLTIMO MÓDULO

Com muita expectativa. Assim estão os participantes da 5ª Turma da ENFOC Estadual, que iniciou na última sexta-feira (7) seu terceiro e último módulo do curso de formação político sindical. O momento de acolhida e abertura oficial contou com a presença da diretoria da FETAGRO e do assessor da CONTAG, Arnaldo de Brito. O curso termina na próxima terça-feira (11).
 
Neste módulo, um momento especial - a "transformatura" dos novos educadores e educadoras populares de Rondônia. Serão mais de 50 novos educadores (as) comprometidos com a multiplicação criativa de formação de base; fortalecimento do MSTTR, da ação e prática sindical; e do desenvolvimento rural sustentável e solidário.
 
O processo formativo deste módulo está norteado pelo eixo temático Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Diálogos, reflexões e trabalhos em grupo sobre desafios e perspectiva futura para agricultura familiar do Estado; agronegócio x agricultura familiar, respeitando princípios e diretrizes do PADRRS (Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário); economia solidária  - soberania e segurança alimentar; representação de classe e agricultura familiar; e meio ambiente e agricultura familiar. Estes temas pautam os cinco dias de curso.
 
O presidente da FETAGRO, Fábio Menezes, recepcionou a todos em nome de toda Diretoria da Federação, desejando que haja muito aproveitamento. Destacou que aquele é um lugar de transformação política e, por isso, reforçou a importância de cada um/uma estar atento e com capacidade de discernimento à atual situação política do País e a sua implicação direta à classe trabalhadora, em especial a rural. Fábio alertou para os desafios que formandos tem, igualmente todo o movimento sindical, de lutar e fazer um sindicalismo cada vez mais forte por uma vida digna no campo, com justiça social.
 
Tamara Ezequiel da Silva, secretária geral da Federação, parabenizou a todos e todas pela dedicação e comprometimento. Externou que é uma satisfação para a FETAGRO, por meio da secretaria de formação e organização sindical, formar a 5ª turma de educadores(as) populares militantes do MSTTR de Rondônia, promovendo o fortalecimento da categoria que busca a transformação de realidades com a emancipação dos sujeitos.   
 
A secretária de Formação e Organização Sindical da FETAGRO, Rosiléia Inácio, agradeceu a presença de todos e todas e também parabenizou por serem persistentes e estarem concluindo o curso. “Vocês estão referendando o propósito da Escola de cada vez mais aplicar a formação de base, as práticas sindicais e o projeto político do MSTTR e seu fortalecimento”, disse. A secretária conta com o indispensável apoio da Rede de Educadores Populares de Rondônia na realização da Enfoc Estadual.
 
1 e 2 dia
No primeiro e segundo dia do curso, muito debate e troca de experiências seguem como metodologia da formação dos novos educadores e educadoras. Destaque para a colaboração do assessor da secretaria de política agrícola da CONTAG, Arnaldo de Brito, que aprofunda sobre os princípios e diretrizes do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PDRSS), observando a disputa entre os dois modelos de produção - agricultura familiar e agronegócio. Economia Solidária e a necessidade de compreender a diferença entre soberania e segurança alimentar também é tema de discussão e formação da turma, conduzido por Arnaldo nestes dois primeiros dias. Propõe-se ter um olhar sobre como desenvolver os processos produtivos que garantam autonomia e segurança na produção e na alimentação pela agricultura familiar.

Menu Administrativo