VI TURMA NACIONAL ENFOC - Chegou uma nova estação

Ao cheiro das águas, do brotar do mato, nasceu a nova estação, iniciou o 3º módulo do Curso Nacional de Formação em Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, 6ª turma da ENFOC, nesta segunda-feira(24 de outubro), em Brasília-DF.
 
“O 3º módulo é a realização de um desafio que nos foi posto, onde temos perfeitas condições de cumprir com muita qualidade, com muito conteúdo político. Nossas expectativas são todas favoráveis, pois, a turma voltou com muita segurança e consciência, que evidenciam toda vivência ao longo do itinerário formativo, como: a participação política no atual cenário de disputa no Brasil; no Seminário Internacional Desafios e Perspectivas da Educação Popular no Continente Latino Americano; na celebração dos 10 anos da ENFOC; entre outros momentos que marcam o caminhar dessa turma”, destacou o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG Juraci Souto, em sua fala de abertura. 

Um 3º módulo que começou convidando educandas e educandos para lembrar de todo o processo formativo percorrido até aqui. 
 
“É impossível não pensar no que foi construído desde maio até aqui, nas transformações e mudanças que ocorreram depois que a gente chegou, ou seja, o que éramos antes do Curso da ENFOC e o que somos agora. É impossível não pensar na nossa participação nas manifestações pela DEMOCRACIA no Brasil, ainda em maio e na celebração dos 10 ano da Escola, sem reconhecer que tudo isso vivenciamos nesse espaço chamado ENFOC”, ressaltou emocionada a educanda Tarcyla Costa. 
Um primeiro dia do 3º módulo marcado por lembranças expressas em frases, em fotografias, em desenhos, em colagens construídas durante as duas estações anteriores e que agora convidam gentilmente cada um(a) a  escutar o vento, passear e sentir o cheiro do jardim do 3º módulo.
 
“Nossa expectativa é termos um aprendizado ainda melhor nesse módulo, com busca intensa sobre a formação sindical. Queremos chegar na nossa base e mostrar para as pessoas que todos os conhecimentos da formação sindical que levaremos,  contribuirão com o empoderamento de todas e todos”, afirmou com muita convicção o educando Flávio Borges de Oliveira.

Afinal, daqui para frente, mais do que nunca, será a hora da missão da colheita da vida.
 
“Depois da nossa formatura será a hora de colocar ainda mais em prática tudo o que dialogamos nos três módulos. Entre os muitos sonhos que levo em mim, penso em estruturar mais o Sindicato, me dedicar mais ao trabalho de base e penso em conhecer mais os problemas do meu assentamento, do meu município. Quero ser muito mais sensível. Muito mais humana”, disse emocionada e educanda Edna Andrade.

Caminhar no 3º módulo
 
 O 3º módulo traz como eixo temático: Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
 
 A unidade temática discute as matrizes estruturadoras do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário: seus referenciais e práticas. Aprofunda os fundamentos da Educação Popular como matriz estruturadora deste projeto e suas matrizes: terra e água como matriz produtora da vida – Reforma Agraria e Meio Ambiente. Produção Sustentável Agroecológica e Solidária- produção, organização e comercialização. Relações de gênero, geração, raça/etnia. Políticas Públicas e Sociais: novos interlocutores. O campo na atualidade – os novos sujeitos e os desafios para a luta articulada. Novos desafios para a organização Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais: organização da
agricultura familiar.
 
O objetivo é proporcionar uma formação política que fortaleça e qualifique a atuação do movimento na disputa por políticas e projetos na sociedade, enfatizando a importância do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, como enfrentamento às politicas neoliberais e valorização do campo como espaço de qualidade de vida e de construção da identidade dos sujeitos do campo, suas pautas e lutas.

Menu Administrativo