Democracia Difícil: É Possível um Novo Contrato Social?

Pois é... Foi para ir atrás dessa resposta, que educandas e educandos do Curso Nacional de Formação em Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, 6ª Turma ENFOC, foram à Universidade de Brasília(UnB) para escutar a resposta do sociólogo da Universidade de Coimbra, professor Boaventura de Sousa Santos.


Em um grande passeio pelo mundo, o professor Boaventura revelou a dura face do capitalismo, destacando como ele se reproduz ao longo da história e como vem segregando os países do 3º mundo.


O palestrante reservou boa parte da sua fala para esmiuçar os vários interesses capitalistas e neoliberais que estão por trás do GOLPE no Brasil.


Encerrou convocando as organizações e movimentos sociais brasileiros para resistirem e se unirem em uma grande luta diária por um Brasil e mundo, mais justo, solidário e igualitário.


Assista na íntegra a fala, no link:

www.facebook.com/midiaNINJA/videos/749703251854489/


Vale ressaltar que Boaventura também veio ao Brasil, para receber uma homenagem da III Bienal Brasil do Livro e da Leitura de Brasília.


Mais sobre Boaventura


Boaventura de Sousa Santos que nasceu no ano de 1940, em Coimbra, Portugal é considerado um dos mais importantes pensadores europeu da área de ciências sociais, professor universitário, cientista social, jurista, escritor, filósofo da ciência, ativista e poeta, Boaventura de Sousa Santos é autor de Direito dos Oprimidos, sua tese de mestrado, que se transformou num marco fundamental na sociologia do direito. Um dos principais impulsionadores do Fórum Social Mundial, onde defende a ideia de que os movimentos sociais e cívicos fortes são essenciais ao controle democrático da sociedade e ao estabelecimento de formas de democracia participativa.

Menu Administrativo