Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

img
Que o “Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial” seja uma data para relembrarmos  do  Massacre de Sharpeville  refletindo  sobre o massacre da segregação que muitas vezes nós mesmos temos feito. Que seja um 21 de março para dizermos NÃO AO RACISMO!
 
Uma data de afirmação da CONTAG, Federações e Sindicatos pelo respeito a diversidade dos sujeitos políticos do campo, onde diferentes gêneros, gerações, raças e etnias, vem se afirmando como sujeitos políticos, protagonistas de variadas formas de resistência e luta, e construindo novas identidades ao defenderem seu território, o patrimônio cultural, os direitos e condições de vida com justiça e dignidade. 

Relembrando o Massacre de Sharpeville
 
Em 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.
 
No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
 
O Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz o seguinte:
 
"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública" .

Menu Administrativo