Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado manteve nesta quinta-feira (14) o título de Patrono da Educação Brasileira dado ao educador popular e filósofo.
“Percebe-se nitidamente que a sugestão é derivada do processo de fascistização de setores da sociedade brasileira marcado pela intolerância, pela falta de alteridade e variadas formas de preconceito, discriminação e opressão”, revelou a relatora da sugestão, senadora Fátima Bezerra (PT-RN).
A CONTAG celebra a decisão da Comissão e reafirma a importância histórica de Paulo Freire, como já publicado em nota oficial.
Leia na íntegra NOTA DA CONTAG
Patrono da educação no Brasil, Paulo Freire aponta que o ensino deve permitir que o educando(a)-educador(a) seja sujeito crítico, compreendendo que não há verdades absolutas, mas sim saberes diferentes que devem ser dialogados.
O acervo literário do educador popular é reconhecido em nível nacional e latino-americano, como patrimônio da humanidade, no Registro Internacional do Programa Memória do Mundo da UNESCO (jun/2017).
Freire, também já foi condecorado com outros prêmios e reconhecimentos, entre os quais estão o prêmio internacional da Unesco na área de Educação (Mohammad Reza Pahlavi Prize de 1975). Seu livro Pedagogia do Oprimido é o único título brasileiro a aparecer na lista dos 100 livros mais requisitados de leituras exigidas pelas Universidades de língua inglesa. E também como o autor com mais citações registradas no Google Scholar, um sistema de ferramentas que organiza artigos científicos e material produzido por organizações profissionais e acadêmicas para pesquisadores(as) de todo o mundo.
É justamente esse pensamento crítico-reflexivo que tem sido perseguido pelas forças reacionárias do País, que desde abril por meio de uma Consulta Pública SUG 47/2017 propõe a retirada do título de patrono da educação brasileira ao educador e filósofo Paulo Freire.
A CONTAG e Federações que primam pela liberdade, autonomia e emancipação dos sujeitos no processo de ensino-aprendizagem, reafirmam seu repúdio à Consulta Pública, e destacam a importância do legado político e pedagógico de Paulo Freire, que tem contribuído historicamente com a construção de uma pedagogia educacional onde as pessoas aprendem a escrever lendo suas próprias condições de vida e a questionar as relações de dominação que pesam sobre a classe trabalhadora.
A classe trabalhadora se referencia desse legado deixado por Paulo Freire, inclusive os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares através de várias experiências de alfabetização desenvolvidas por Freire.
Continuaremos a fazer o enfrentamento contra os ataques à democracia e reafirmando que EDUCAÇÃO é DIREITO e NÃO é MERCADORIA.
June 29, 2014 - 11:23
Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum
id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
June 29, 2014 - 11:23
Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum
id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
June 29, 2014 - 11:23
Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum
id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Peter Doe
June 29, 2014 - 11:23
Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque
in ipsum id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing
elit.
3 COMMENTS
John Doe
June 29, 2014 - 11:23 Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.Diana Doe
June 29, 2014 - 11:23 Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.Melissa Doe
June 29, 2014 - 11:23 Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.Peter Doe
June 29, 2014 - 11:23 Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.DEIXE UM COMENTÁRIO