No dia 20 de abril de 2021, o Conselho Deliberativo da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (FETAES) aprovou um novo estatuto que altera a estrutura da sua Diretoria Executiva. Essa decisão foi tomada a partir da orientação do Grupo de Trabalho de Alteração Estatutária, criado por deliberação do 9º Congresso Estadual dos Trabalhadores(as) Rurais Agricultores(as) Familiares do Estado do Espírito Santo. À luz da realidade jurídica nacional e com base em um estudo de viabilidade financeira, o mencionado GT apresentou uma proposta que, antes de ser votada no Conselho Deliberativo, foi discutida em plenárias regionais realizadas no Estado.
Porém, a alteração estatutária aprovada retira da composição da Diretoria Executiva a Secretaria específica de Mulheres, que juntamente com a Secretaria de Jovens e Terceira Idade seria distribuída, posteriormente, entre os(as) membros(as) da Diretoria Executiva, “considerando a aptidão, afinidade e especificidade exigida para cada”.
Diante da repercussão causada por essa decisão, a Diretoria Efetiva da Confederação Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares vem, através dessa nota, prestar os devidos esclarecimentos e o seu posicionamento, atendendo também uma demanda da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais (CNMTR) expressa em carta enviada à diretoria dessa entidade.
O Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) reconhece toda trajetória política sindical construída pela luta e organização das mulheres, que progressivamente foram conquistando e ampliando o conjunto de formas de ação político sindical e os espaços de representação dos seus interesses como mulheres da classe trabalhadora, também nas estruturas organizativas do Sistema Confederativo. Nesse caminhar, o conjunto do MSTTR compreendeu a necessidade da implantação da política de cotas, inclusive para a juventude e garantia de representação da terceira idade; e, posteriormente, da paridade, ambas deliberadas em Congresso, nossa instância máxima.
Hoje, as mulheres representam mais de 62% do conjunto de pessoas associadas aos sindicatos, contribuindo não apenas na perspectiva da sustentabilidade financeira do MSTTR, mas também promovendo a sustentabilidade política.
A CONTAG igualmente reconhece toda a trajetória de luta da FETAES sempre comprometida com a defesa dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, pautando a sua prática sindical em princípios éticos, democráticos, pela gestão participativa e inclusiva e pelo respeito a todos e todas.
Porém, entendemos que a retirada da Secretaria específica de Mulheres da estrutura da Direção Executiva da FETAES, ainda que cumprida a paridade e a cota mínima de 20% de jovens, fragiliza o desenvolvimento de ações específicas com mulheres, ao mesmo tempo em que vai de encontro às resoluções aprovadas no 13º CNTTR, as quais dispõem sobre o fortalecimento da participação política das mulheres, bem como sobre a organização e estrutura Sindical. No primeiro caso, a resolução aprovada estabelece o impedimento da criação de arranjos institucionais, por parte da CONTAG e Federações, que inviabilizem ou fragilizem o desenvolvimento de ações específicas com mulheres, juventude e terceira idade (...), orientando que a CONTAG e as Federações garantam, nas suas diretorias, as secretarias específicas de mulheres, juventude e terceira idade.
Em relação à organização e estrutura sindical, a resolução aprovada dispõe sobre a constituição de secretarias/ coordenações/ diretorias e Comissões de Mulheres em todos os Sindicatos e Federações, bem como o fortalecimento dessas estruturas onde já tenham sido criadas, tendo por referência composições representativas e a garantia de recursos financeiros e humanos que viabilizem suas ações e autonomia política às mulheres nelas engajadas.
A Direção da CONTAG tem como uma de suas responsabilidades defender as deliberações congressuais e os princípios que garantem a democracia interna do MSTTR, bem como o fortalecimento da nossa organicidade. Nesse sentido, nós, através do presidente Aristides Santos e da secretária de mulheres, Mazé Morais, procuramos a FETAES, que se dispôs, juntamente com o Grupo de Trabalho, a estabelecer um processo de diálogo no sentido de chegar a um bom termo em relação à decisão tomada, inclusive, assinalando a possibilidade de rever a situação, sem ferir a autonomia da Federação.
Desta feita, reiteramos a disposição da CONTAG em somar esforços no sentido de construir um MSTTR democrático, justo e igualitário, pautado no diálogo e na busca coletiva de caminhos que nos tornem ainda mais forte.
June 29, 2014 - 11:23
Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum
id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
June 29, 2014 - 11:23
Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum
id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
June 29, 2014 - 11:23
Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum
id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Peter Doe
June 29, 2014 - 11:23
Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque
in ipsum id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing
elit.
3 COMMENTS
John Doe
June 29, 2014 - 11:23 Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.Diana Doe
June 29, 2014 - 11:23 Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.Melissa Doe
June 29, 2014 - 11:23 Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.Peter Doe
June 29, 2014 - 11:23 Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.DEIXE UM COMENTÁRIO