Em uma parceria entre a Faculdade Censupeg, o Instituto Vívere, o CEAAL (Consejo de Educación Popular de América Latina y el Caribe) e a Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire, informamos o lançamento do curso de Pós-graduação lato sensu "Paulo Freire e a Pedagogia da Libertação".
Diante dessa articulação e dialogando com o caráter político e social da iniciativa, as instituições envolvidas oferecem bolsas de estudo aos coletivos, entidades, organizações e movimentos sociais filiados ao CEAAL e/ou signatários da Campanha em Defesa do Legado de Paulo Freire e que tenham interesse em participar do curso de pós-graduação.
Serão oferecidas 100 bolsas de estudos no total, 50 bolsas de 50% e 50 bolsas de 100% do valor integral do curso.
O curso será realizado ao longo de 20 meses com carga horária total de 380 horas e é organizado a partir de 06 grandes disciplinas, 6 comunidades de aprendizagem e 1 disciplina destinada ao desenvolvimento do artigo final.
Os encontros irão acontecer às terça-feira, das 19h às 22h00, na modalidade online e 100% do conteúdo será disponibilizado pelo professor(a) por meio da plataforma de videoconferência em um formato semelhante ao encontro presencial com possibilidade de interação imediata.
O corpo docente conta com nomes referência no estudo de Paulo Freire, sendo esses:
Grandes Disciplinas:
✅ Paulo Freire: biografia filosófico-pedagógica em contexto (Educador – Sergio Hadadd)
✅ Ensinamentos freirianos em Obras referenciais (Educadora – Raimunda de Oliveira Silva)
✅ Método pedagógico de Paulo Freire (Educadora – Liana Borges)
✅ Educação popular e cultura em Paulo Freire (Educador – Paulo Matoso)
✅ Dialogicidade e abertura ao outro em Paulo Freire (Educador – Paulo Carbonari)
✅ Paulo Freire: o esperançar pelo inédito viável (Educador – Pedro Pontual)
Comunidades de Aprendizagem:
✅ Paulo Freire e Educação Popular – (Educadora – Conceição Paludo)
✅ Paulo Freire e Subjetividade – (Educadora – Mariana Pascual Marques)
✅Paulo Freire e Interdisciplinaridade ( Noelia Rodrigues Pereira Rego e Inez Helena Muniz Garcia)
✅Paulo Freire e Educação do/no Campo (Educadora – Isabela Camini)
✅ Paulo Freire e Educação Escolar (Educador – Volnei Fortuna)
✅ Paulo Freire, Organização e Participação Popular (Educadora – Fernanda Kunzler)
Participações especiais ao decorrer do curso:
Nita Freire; Nathercia Lacerda; Ex educandos de Angicos; Carlos Brandão; Ivo Dickman; Elza Falkembach; Fernando da Silva Cordeiro (Neto da Dona Pureza, educanda de Paulo Freire); Selvino Heck; Inez Helena Muniz Garcia; Aida Monteiro; Maria Aparecida Fernandes; Vanderleia Pulga; Sirlei Antoninha Kroth Gaspareto; Danilo Streck; Betânia UFMA; Márcia Terra; Eduardo De Oliveira; Ana Felícia e Wagner Roberto do Amaral.
Sobre o processo de inscrição e seleção de candidatos:
Para auxiliar no processo de inscrição e seleção dos candidatos, organizamos o processo da seguinte maneira. Para a primeira etapa, elaboramos um formulário de inscrições em que convidamos os interessados no curso a discorrer sobre si e apresentar brevemente suas motivações em realizar o curso; além do formulário de inscrições e observando os critérios de seleção para bolsas, pedimos aos candidatos que encaminhem 01 (uma) Carta Pedagógica de Apresentação, respeitando os critérios descritos abaixo, em que o candidato relate sua história e apresente o seu interesse de aprofundamento de estudo.
A carta pedagógica será avaliada por uma comissão pedagógica dos docentes da Pós-graduação Paulo Freire e a Pedagogia da Libertação. Por fim, após o prazo final de preenchimento dos formulários, serão realizadas entrevistas entre os candidatos e alguns educadores (as) da pós-graduação, a fim de aproximar educadores e educandos e auxiliar no processo de seleção de candidatos.
Observação: A Carta Pedagógica de Apresentação deve ser encaminhada exclusivamente para o email da vivere@ivivere.com.br
As vagas para as bolsas de estudos serão destinadas às pessoas que seguirem os seguintes critérios:
Considerando a grandiosidade da proposta, o caráter social da qual foi constituída e também o crescente interesse em qualificação profissional impulsionada pela produção exigida em ambientes profissionais e acadêmicos, estabelecemos critérios que são necessários serem preenchidos aos educandos interessados em ingressar no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Paulo Freire e a Pedagogia da Libertação por meio de bolsa de estudos 50% ou 100%.
PARA BOLSAS 100%
- Estar vinculado a uma organização popular (movimentos sociais, sindicais, coletivos, associações e outras entidades organizativas do campo ou da cidade), exercendo atividades práticas ou teóricas que contribuam para o seu desenvolvimento (Esta vinculação pode ser comprovada por meio de uma declaração do coordenador/a da organização).
- Estar desenvolvendo ou ter desenvolvido prática educativa/formativa junto a uma organização popular com a qual tem vínculo que tenha sido orientada ou inspirada pela pedagogia da libertação e, especialmente por Paulo Freire (Comprovada mediante envio de declaração da organização onde foi desenvolvida com breve resumo da prática).
- Escrever uma carta pedagógica de apresentação, que relata a história do/a educando/a interessado/a/ e apresentar o seu interesse de aprofundamento de estudo. A carta pedagógica será avaliada por uma comissão pedagógica dos docentes da Pós-graduação Paulo Freire e a Pedagogia da Libertação.
A carta pedagógica deve conter no mínimo 1 (uma) e no máximo 2 (duas) laudas com formatação básica: letra Arial; tamanho 12; espaçamento entrelinhas 1,5; margens 3 cm superior e esquerda, 2 cm Inferior e direita.
Enviar para o e-mail: vivere@ivivere.com.br com descrição no assunto: Quero ganhar uma Bolsa de 100% de Estudos na Pós-graduação Paulo Freire e a Pedagogia da Libertação entre os dias 07 e 18 de outubro de 2021 às 23:59.
Na carta é de extrema importância que o educando escreva as grandes questões que o inquietem e sua relação para com o desenvolvimento da pesquisa e da organização da qual representa!
- Firmar declaração de compromisso de que está disposto/a para pesquisar e se compromete a desenvolver artigo científico no decorrer da pós, ou que venha a fazer parte de uma publicação em periódico ou em livro e-book.
Observação: As vagas de bolsas 100% se darão exclusivamente para quem não teve oportunidade de estudar pós-graduação.
PARA BOLSAS 50%
- Estar vinculado a uma organização popular (movimentos sociais, sindicais, coletivos, associações e outras entidades organizativas do campo ou da cidade) e/ou ser educador/a da educação básica na rede pública, exercendo atividades práticas ou teóricas (Esta vinculação pode ser comprovada por meio de uma declaração do coordenador/a da organização e/ou documento de contrato no serviço público;
- Estar desenvolvendo ou ter desenvolvido prática educativa/formativa junto a uma organização popular com a qual tem vínculo e/ou à instituição educacional na qual desenvolve sua prática como educador/a que tenha sido orientada ou inspirada pela pedagogia da libertação e, especialmente por Paulo Freire (Comprovada mediante envio de declaração da organização ou da instituição onde foi desenvolvida com breve resumo da prática).
- Escrever uma carta pedagógica de apresentação, que relata a história do/a educando/a interessado/a/ e apresentar o seu interesse de aprofundamento de estudo. A carta pedagógica será avaliada por uma comissão pedagógica dos docentes da Pós-graduação Paulo Freire e a Pedagogia da Libertação.
o A carta pedagógica deve conter no mínimo 1 (uma) e no máximo 2 (duas) laudas com formatação básica: letra Arial; tamanho 12; espaçamento entrelinhas 1,5; margens 3 cm superior e esquerda, 2 cm Inferior e direita.
o Enviar para o e-mail: vivere@ivivere.com.br com descrição no assunto: Quero ganhar uma Bolsa de 50% de Estudos na Pós-graduação Paulo Freire e a Pedagogia da Libertação entre os dias 07 e 18 de outubro de 2021 às 23:59.
o Na carta é de extrema importância que o educando escreva as grandes questões que o inquietem e sua relação para com o desenvolvimento da pesquisa e da organização da qual representa!
- Firmar declaração de compromisso de que está disposto/a para pesquisar e se compromete a desenvolver artigo científico no decorrer da pós e, espera-se, venha a fazer parte de uma publicação em periódico ou em livro e-book.
Considerações gerais para bolsas:
As organizações devem observar as cotas étnico-raciais e de gênero ampliando o quanto possível a participação dos povos!
Poderá acontecer no decorrer da Pós-graduação espaços de autoformação e trocas de experiências na modalidade presencial, por iniciativa dos/as educandos/as ou indicada pela faculdade CENSUPEG.
Do processo de seleção:
- O formulário de inscrição deve ser preenchido até às 23:59h do dia 18/10/21.
- O processo seletivo contará com análise do formulário, carta pedagógica de apresentação e entrevista.
- O processo seletivo adota políticas de ações afirmativas. Por favor, indique em sua candidatura se você se considera como potencial beneficiário(a).
- As vagas de bolsas 100% se darão exclusivamente para quem não teve oportunidade de estudar pós-graduação. Por favor, indique em sua candidatura se você se considera como potencial beneficiário(a).
- As entrevistas serão realizadas entre os dias 25 e 29 de novembro/21 e os candidatos serão informados por e-mail
- Os resultados serão divulgados no dia 02 de novembro através do Site do Instituto Vívere em www.ivivere.com.br
Datas importantes:
Prazo de inscrição: de 07 de outubro a 18 de outubro de 2021.
Divulgação dos selecionados: 02 de novembro de 2021.
***Observação: As bolsas de estudos integrais e parciais serão destinadas às pessoas que não possam arcar com o valor integral da mensalidade do curso (R$112,00 mensais), diante disso, caso tenha interesse em cursar a pós-graduação e conte com a possibilidade de arcar com seus custos totais, pedimos que se inscreva na modalidade regular através do site da Faculdade CENSUPEG:
Mais informações sobre o curso de Pós-graduação Lato Sensu em Paulo Freire e a Pedagogia da Libertação, a Faculdade Censupeg e o Instituto Vívere, disponíveis em:
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