NOTA DE REPÚDIO: Ataque ao Centro de Formação Paulo Freire do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

img

O Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL), juntamente com suas 35 organizações, movimentos, coletivos, instituições e pessoas filiadas do Brasil, repudiam o ataque criminoso de bolsonaristas ao Centro de Formação Paulo Freire do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), localizado no assentamento Normandia, em Caruaru - Pernambuco. O crime ocorreu na madrugada do dia 12 de novembro deste ano e, segundo informa do próprio movimento, foi cometido por quatro homens. Estes, além de tocar fogo na casa de moradia da coordenadora do Centro, marcaram as paredes do Centro de Formação com o símbolo da suástica nazista e escreveram a palavra mito, numa expressa manifestação ao atual presidente do Brasil. 

Depois da vitória eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da república, os golpistas de plantão tentam manter um clima de medo e tensão na população brasileira, promovendo manifestações antidemocráticas, covardes e violentas contra a maioria do povo brasileiro que escolheu, nas urnas, o pleno reestabelecimento da democracia, da paz, da solidariedade e do respeito às diferenças de gênero, orientação sexual, étnico-racial, geração e religião. 

Reafirmamos a importância da vitória de Lula para a sociedade brasileira especialmente para a classe trabalhadora e manifestamos nossa solidariedade e nosso apoio aos companheiros e companheiras do MST, especialmente aos que fazem o Centro de Formação Paulo Freire do assentamento Normandia.  

O CEAAL exige urgência nas investigações e justa punição aos culpados pelo crime e conclama as organizações, movimentos, coletivos e instituições, que atuam com educação popular de inspiração freireana, a fortalecerem a atuação em Redes, formando um amplo e vigoroso movimento de educação popular para seguir com força organizativa e esperança freireana para derrotar o bolsonarismo nas ruas e nas mídias sociais. 

Vamos seguir construindo um Brasil e uma América Latina e Caribenha mais humana, mais justa e digna para toda sua gente!

Coordenação Colegiada do Coletivo CEAAL Brasil

Menu Administrativo