“Aprender é uma aventura criadora”, nos ensina o mestre Paulo Freire e assim foi a vivência do 1º Módulo do Curso Nacional de Aprofundamento Temático e Desenvolvimento Metodológico – 8ª Turma da ENFOC, que marcou a retomada dos processos formativos presenciais da Escola e a realização do novo Itinerário Formativo da ENFOC.
O 1º módulo aconteceu de 20 a 26 de março, em Brasília, reunindo cerca de 100 educadores e educadoras populares da Rede da ENFOC de todos os estados brasileiros.
A mística de acolhimento convidou o grupo para viver uma aventura criadora, o reencontro e a presença comprometida. Esse processo formativo está referenciado na educação popular, na construção coletiva do conhecimento, na multiplicação criativa; no fortalecimento da Rede e no trabalho de base alinhado às Linhas de Formação da Política Nacional de Formação (PNF) e à estratégia formativa da ENFOC.
Portanto, o curso visa contribuir para desenvolver itinerários formativos político-sindicais que valorizem a abordagem classista, que estimulem o protagonismo dos trabalhadores e trabalhadoras na disputa pela construção de uma nova sociabilidade alternativa ao capitalismo. Como também fortalecer o trabalho de base como estratégia permanente de formação política e de organização de base.
O novo Itinerário Formativo da ENFOC foi socializado com a Rede de Educadores e Educadoras Populares para a reflexão e compreensão coletiva sobre a estratégia político-pedagógica, destacando sua intencionalidade e seu percurso. A atualização do itinerário formativo é fruto das formulações feitas pelo GT ENFOC que tratou especificamente da reestruturação do itinerário a partir das Linhas de Formação da PNF atualizadas no 13º Congresso da CONTAG. Esse fazer coletivo contextualizado foi articulado à ação-reflexão dialógica.
Durante a abertura política, na segunda (20), o presidente da CONTAG, Aristides Santos, reafirmou a importância da formação política desenvolvida pela Escola desde a sua criação. “É importante reconhecer todo o trabalho desenvolvido pela Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC) ao longo desses 16 anos. Esse curso marca a retomada dos processos formativos presenciais e esse novo itinerário está voltado para o trabalho de base”, destacou.
O secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto (Guto) destacou a retomada dos processos formativos presenciais, e que, neste ano, a Confederação completa 60 anos de fundação. “Essa retomada dos processos formativos presenciais acontece num momento importante de retomada e de afirmação da democracia e também dos 60 anos da CONTAG. Temos que fazer essa reflexão, começar a realizar esse novo itinerário da Escola para termos um processo formativo mais eficiente e debater temas atuais, contribuir com o fortalecimento do movimento sindical e da agricultura familiar. Precisamos fazer um mergulho na organização e no trabalho de base”. Guto também destaca que a ENFOC está coordenando o processo do Edital de recebimento de artigos sobre essa trajetória de lutas e conquistas da CONTAG para uma publicação impressa. Ver mais aqui: https://ww2.contag.org.br/edital-001-2023---chamada-para-artigos-20230206
Além do educador popular Marcelo Rocha, que esteve com a turma durante toda a semana, este 1º módulo contou com a participação da professora Socorro Silva da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e diretora da Educação do Campo e Educação Indígena (Secadi/MEC), que contribuiu com o tema “Projetos de sociedade em disputa – Estrutura e funcionamento do capitalismo; a construção do Estado brasileiro; e a formação do campesinato no Brasil e do Estado brasileiro”. O professor e historiador Fernando Horta também contribuiu com a análise de contexto, desafios e potencialidades para a ação político-sindical na atualidade. Já Pedro Pontual, o presidente honorário do Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe (CEAAL) e diretor de Educação Popular da Secretaria de Participação Social da Secretaria Geral da Presidência da República, realizou um diálogo sobre a reconstrução da participação social no Brasil e os desafios e oportunidades para a organização de base dos movimentos sociais, populares e sindicais na atualidade.
“O 1º módulo superou as nossas expectativas. Conseguimos sensibilizar e motivar o conjunto das nossas Federações para termos representantes de todos os estados neste Curso. Estamos em um processo acumulativo de definições do nosso itinerário formativo, que é a estrada que vamos caminhar. As expectativas com esse Curso são muito grandes, de que esses educadores e educadoras populares da Rede da ENFOC possam fazer o papel de multiplicação nos estados, nos polos/regionais e, principalmente, nos municípios. Afinal, o central de todo esse debate é que o novo itinerário formativo contribua na retomada da articulação e mobilização dessa Rede e também mergulhar no trabalho de base”, avaliou Guto.
O 2º Módulo acontecerá na primeira quinzena de maio de 2023. Até lá, serão realizadas atividades intermódulos a partir do mapeamento do território construído pelas educadoras e educadores populares. Segundo Guto, a expectativa é grande para o 2º Módulo, quando serão planejados os processos formativos até o final do ano de 2023.
June 29, 2014 - 11:23
Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum
id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
June 29, 2014 - 11:23
Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum
id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
June 29, 2014 - 11:23
Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum
id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Peter Doe
June 29, 2014 - 11:23
Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque
in ipsum id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing
elit.
3 COMMENTS
John Doe
June 29, 2014 - 11:23 Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.Diana Doe
June 29, 2014 - 11:23 Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.Melissa Doe
June 29, 2014 - 11:23 Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.Peter Doe
June 29, 2014 - 11:23 Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.DEIXE UM COMENTÁRIO