Neste Dia Internacional de Luta das Mulheres, a CONTAG renova o compromisso com a luta das agricultoras familiares com o mote “Por justiça climática e em defesa da agroecologia”.
As mulheres do campo, da floresta e das águas são as mais afetadas em meio às mudanças do clima. Por isso, elas se unem em marcha, fortalecendo o movimento sindical, em defesa da agroecologia, alimentando a vida e construindo um futuro sustentável para todas as pessoas.
“A luta das mulheres do campo, da floresta e das águas por justiça climática é em nome da proteção dos direitos humanos e da confiança de que o trabalho em comunidade é a maneira mais eficaz para assegurar o presente e o futuro das próximas gerações. E, para que a justiça climática seja alcançada, é fundamental que as decisões sobre mudanças climáticas sejam participativas, transparentes e que estejam sempre em busca de igualdade e equidade de gênero”, compartilha a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Mazé Morais.
É crucial que as mulheres do campo, floresta e das águas participem das discussões e negociações dos modelos de regramento da mitigação e adaptação às mudanças climáticas, prevendo compensação e reparação.
Principalmente porque parte dos projetos e iniciativas chamadas de “verdes” ou “sustentáveis” só visam sustentar ao modelo vigente de produção e consumismo exacerbado. E essas mudanças climáticas são resultado da exploração desenfreada dos recursos naturais.
O modelo de desenvolvimento explorador e mercantil da natureza, da agrobiodiversidade e dos territórios tem impactado de maneira quase que irremediável, como explica a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti.
“A justiça climática só será alcançada com um projeto de sociedade que tenha como pilar práticas sustentáveis e com base na agroecologia. Só assim será possível alimentar o país com comida de verdade, respeitando a vida e a natureza”, afirma a secretária de Meio Ambiente da CONTAG.
A CONTAG seguirá denunciando as injustiças socioambientais que se colocam como instrumentos de violação dos direitos humanos das mulheres, num contexto de crise climática e energética. E também convoca as Federações e Sindicatos a realizarem atos, formações e outras atividades ao longo do período do Março Lilás que visem refletir sobre o tema desse ano e em outras pautas estratégicas para as mulheres.
Mulheres em marcha fortalecem o movimento, alimentam a vida e curam a terra. Por justiça climática e em defesa da agroecologia!
June 29, 2014 - 11:23
Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum
id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
June 29, 2014 - 11:23
Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum
id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
June 29, 2014 - 11:23
Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum
id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Peter Doe
June 29, 2014 - 11:23
Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque
in ipsum id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing
elit.
3 COMMENTS
John Doe
June 29, 2014 - 11:23 Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.Diana Doe
June 29, 2014 - 11:23 Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.Melissa Doe
June 29, 2014 - 11:23 Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.Peter Doe
June 29, 2014 - 11:23 Proin eget tortor risus. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Pellentesque in ipsum id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.DEIXE UM COMENTÁRIO