De onde viemos?

O tema da formação sempre acompanhou a vida do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, nas suas diversas instâncias. Houve, contudo, momentos em que ganhou maior realce em razão das necessidades de compreensão dos problemas vividos interna e externamente, do fortalecimento de suas práticas organizativas, no dia-a-dia, como também de suas estratégias de luta e presença no espaço público. Formação e organização deveriam andar juntas, se desafiando mutuamente.


A aprovação do PADRSS no 7° Congresso da Contag, em 1998, trouxe uma referencia política-pedagógica nacional para a formação sindical. Este referencial suscitou uma formação como meio de fortalecer a ação sindical em suas diferentes dimensões: de base, estadual, regional e nacional, que estabelecesse um diálogo orgânico com a organização e seus sujeitos na sua diversidade de gênero, geração, raça-etnia, produtiva, cultural e regional.


Essa mobilização e discussão, com um forte protagonismo das mulheres trabalhadoras rurais, possibilitou no 9° Congresso Nacional da Contag, em 2005, a proposta de criação de uma Escola Nacional de Formação, orgânica ao movimento sindical, que propiciasse a formação política de seus dirigentes, lideranças de base, assessores(as), numa perspectiva militante e reflexiva crítica dos desafios postos pelo cenário local, nacional e internacional para a classe trabalhadora.


O Encontro Nacional de Formação – ENAFOR (2005) e o Conselho Deliberativo da Contag foram os espaços de formulação e deliberação da missão e estratégias para concretização dos objetivos da Escola deliberados no Congresso.


O Conselho Deliberativo da CONTAG, ao refletir sobre tamanho desafio, decidiu pela constituição de um Grupo de Trabalho, responsável pela construção dos primeiros documentos orientadores da concepção e da prática da escola, bem como, um esboço do primeiro curso a ser desenvolvido. A partir daí constituiu-se um desenho, a várias mãos, do Projeto Político Pedagógico (PPP), dos espaços de gestão e da estratégia formativa.


“Aprender a fazer fazendo” foi o caminho encontrado para dar conta da demanda mais imediata e seguir adiante dando passos que oportunizassem o desenvolver de uma ação formativa transformadora e libertadora. Assim, no dia 14 de agosto de 2006, foi inaugurada a Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), com a realização do primeiro Curso Nacional de Formação Político-Sindical.

Menu Administrativo