Estrategia e Itinerário

Estratégia e Itinerário Formativo

Todo o processo formativo acontece em alternância de tempos e espaços: o tempo escola e o tempo comunidade. O tempo escola é o momento de vivência coletiva que ocorre durante os cursos, por meio da interação educador (a)-educando (a). O tempo comunidade é o momento de imersão nos espaços de atuação militante dos educandos (as) e de interação no ambiente virtual de aprendizagem (plataforma Moodle).


Eixos e unidades de aprendizagens


O processo formativo se estrutura a partir de eixos pedagógicos e unidades temáticas que contêm um conjunto de conteúdos desenvolvidos em diálogo com os sujeitos participantes do processo de formação, considerando os contextos históricos, sua realidade e questões da atualidade.


As unidades temáticas são vivenciadas articuladamente, ou seja, nos momentos em que uma unidade adquire centralidade, as demais embasam o entendimento dos conteúdos, apoiadas pelos diálogos pedagógicos, que são espaços de reflexão sobre prática-teoria-prática do processo ensino/aprendizagem.


Os eixos são: Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário; Pedagogia para uma Nova Sociabilidade; e Memória e Identidade. E as Unidades Temáticas são: Estado, Sociedade e Ideologia; Vida sindical: história, concepção e prática; e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. 


Itinerário Formativo - Atuação em Rede


É o caminho político e metodológico adotado para desenvolver o processo formativo. Todos os espaços de formação são precedidos por um participativo processo preparatório que acontece por meio de oficinas de autoformação. 


O itinerário é composto por: 01 Curso Nacional de três módulos e oito dias cada; 05 Cursos Regionais de três módulos e sete dias cada; 27 Cursos Estaduais de três módulos e cinco dias cada; Cursos de base (Cursos regionais, microrregionais, e/ou municipais); e Grupos de Estudos Sindicais (GES) nas comunidades rurais, assentamentos e acampamentos da reforma agrária.


Rede de Educadores e Educadoras Populares


Rede é prática e estratégia política. Atuar em Rede é vivenciar reciprocidade, igualdade, solidariedade e pertencimento. A Rede é composta por educandos (as) – educadores (as) que participam dos processos de formação da ENFOC e assumem a multiplicação criativa de sua estratégia formativa.


Enraizamento e Fortalecimento da Atuação em Rede


§  A vivência estimula espaços organizativos horizontais, envolvendo educadores (as), colaboradores (as) e parceiros (as) institucionais, que potencializam a ação formativa numa perspectiva dinamizadora da ação sindical.


§  A Rede é comprometida com a multiplicação criativa de saberes e fazeres onde se planeja, articula, mobiliza, prepara, cria e recria processos formativos com um jeito próprio.


§  A atuação em Rede fortalece o sujeito e suas organizações; ressignifica e afirma a luta e a militância como estratégia e prática de resistência que oportuniza e potencializa a atuação da base.


§  A ENFOC integra o Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe (CEAAL) e o Coletivo CEAAL Brasil em conjunto com outras 15 organizações.

 

Sistematização de Experiências


É uma prática pedagógica coletiva de construção do conhecimento referenciada na educação popular e visa fortalecer a Rede de Educadores (as) Populares da Enfoc.


Essa prática de Sistematização de Experiência em processo, que integra o Programa Latino Americano de Sistematização (PLAS), contribui com a reflexão crítica sobre a trajetória, produz conhecimentos com os sujeitos da experiência e aponta novos caminhos e conteúdos para o processo formativo.


A sistematização ocorre ao tempo em que acontecem os processos formativos, o que permite aos educandos (as) - educadores (as) refletirem sobre suas aprendizagens e sobre as estratégias da Enfoc.

Menu Administrativo