Últimos DEPOIMENTOS

Conheci a ESCOLA em 2013, e ali, bem ali eu me (re)encontrei comigo mesmo. Em várias particularidades da minha vida, a ENFOC ressignificou muita coisa, e isso reflete no Ser Humano que sou, mas sobretudo o Educador Popular que me tornei. É uma complexidade falar do que a Escola representa pra mim. Mas em resumo a tudo isso, foi que eu escolhi a Escola Nacional de Formação da CONTAG, pra ser tema do meu TCC. Inspiração esta que busquei em um Amigo que também é fruto do Itinerário Formativo, e que traça diálogos sobre a Escola, meu querido Flávinho. Estou escrevendo sobre a mesma, e no primeiro semestre do próximo ano (2021), estarei apresentando essa produção a Banca, se DEUS permitir. Nas entrelinhas dessa produção, trago ao palpável, as experiências de Emancipação dos(as) Sujeitos (as) do Campo, das Florestas e das Águas por meio da Educação Popular.
Quando concluído, encaminherei um exemplar a Coordenação Nacional da Escola, para (re)inspirar pessoas.
#EnfocEuFaçoParte ❤

Marcinho Vasconcelos SANTANA DO ACARAÚ/CE

Tudo começou em agosto de 2018 quando tive o primeiro contato com a Plataforma Moodle com o colaborador Samuel, em Brasília na CONTAG logo de inicio já me interessei muito do pouco que eu pude ver ate por ser uma nova ferramenta que não ao conhecia, e também por estar dentro do mundo de novas tecnologias que nos dias de hoje em que vivemos esta cada vez mais conectada com uso de ferramenta ligados a tecnologias.
O processo que mais me encantou foi essa facilidade de um ambiente virtual onde todo seu trabalho referente ao curso nacional da ENFOC esta tudo ali basta uns simples cliques que você tem todo acesso inclusive poder compartilhar com seus amigos e amigas do convívio do curso e também poder se interagir com os colegas que tem outra realidade de vida isto e em outra região do Pais.
Posso dizer que com o conhecimento e acesso da Plataforma Moodle mudou muito minha rotina de vida para melhor, ou seja, temos acesso a vários conteúdos de suma importância o que antes era preciso estar usando vários materiais agora também esta no ambiente virtual me facilitou muito, as informações já vem tudo dentro da plataforma e também os próprios educando ajudam a construir isto e uma construção mutua, automaticamente você acompanha passo a passo tudo os conhecimentos e saberes de outras pessoas que também partilha junto da Plataforma.
Uma outra característica muito boa e que eu não dependo somente do computador para poder adentra no ambiente virtual, com meu próprio telefone consigo operacionar tudo de qualquer lugar com internet ou uma rede de wi-fi. Alem disso também devido ao meu trabalho cotidiano vem me ajudando muito com o uso da plataforma visto que estou diretor Secretario de Meio Ambiente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Presidente Médici- RO agora posso me organizar com mais facilidade.
ASSINADO: Sidnei Evencio de Oliveira

Sidnei Evencio de Oliveira Presidente Médici/RO

Minha experiência na Enfoc aconteceu em 2010 quando ingressei como assessora da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe. Fiz o curso nacional e ele reafirmou minhas convicções e minha identidade como Educadora popular, com o curso pude ampliar e conhecer melhor a história do MSTTR, tive a oportunidade de ingressar na rede de Educadores e educadoras populares da Enfoc e viajei por vários cantos do Brasil para colaborar com oficinas sobre sexualidade. Atualmente estou lecionando e, fruto da construção do livro do GES, no qual participei, estou publicando um artigo para uma revista qualis com o recorte daquelas informações que estão contidas no livro. A educação popular está dentro de mim em qualquer espaço por onde eu for....

Sanadia Gama dos Santos Arapiraca/AL

Foi através da Enfoc que me encontrei como educadora, que percebi que é possível fazer ainda mais por nossa base e é através da Educação Popular que a gente vem conseguindo fazer grandes transformações no nosso movimento aqui em Pernambuco.

Kátia Patriota Afogados da Ingazeira/PE

A ENFOC foi um divisor de aguas na minha caminhada de movimento sindical. Em 2007 quando fui convidada a participar da primeira turma regional, estava na presidencia do Sindicato de trabalhadores rurais de Curimatá-PI, município pequeno, e cheguei até ali pela minha caminhada nas CEBs (Comunidades Eclesiais de Base). Mais o sentir pulsar da militância no meu sangue foi a parti da ENFOC, ali me empoderei como mulher negra e sujeita que acreditava na minha historia, que eu era capaz, foi naquele espaço ouvindo depoimentos de outras mulheres que me despertei pro quanto eu podia me transformar para poder ajudar a transformar a minha base. A minha vivência a parti dai com o processo formativo foi mudando meu relacionamento dentro do movimento sindical, na minha familia e na minha propria vida. Esse acumulo me deu tanto subsidio na minha vida acadêmica que conseguimos mudar muita coisa dentro do Campus, com relação a professores aos nossos direitos conquistados e a lutar por mais conquistas. tenho orgulho de fazer parte dessa grande Universidade Popular que se chama ENFOC.

MAZÉ RIBEIRO CURIMATÁ/PI

A ENFOC me transformou , só depois de participar deste processo é que passei a ser mais compreensível,passei a atuar no msttr com mais responsabilidade , e fazer o debate da nossa prática sindicais,,,,e assumir este compromisso de dar oportunidade e continuar a luta na conquista de direitos.

Raimunda Vilma Araújo de Sousa Monte Alegre/PA

Em 2008 eu era suplente da Diretoria do STTR de Palmeira dos Índios AL (último suplente) dada a importância da ENFOC naquele momento adivinhem quem foi indicado pela direção do Sindicato para participar? Eu pelo fato de ser o ultimo suplente o que não causaria nenhum.impacto nas velhas práticas sindicais e não incomodaria os atuais diretores. Pois bem, foram três modulos, e me lembro que cheguei um pouco atrasado pois já tinha passado a mistica de abertura e já estavam no levantamento das expectativas e objetivos com relação ao curso, o educador era o Evandro Silva assessor da FETAG ALAGOAS e eu fui bem enfático disse que meu objetivo seria de ser presidente da CONTAG kkkkk imaginem era só um suplente da Diretoria de um sindicato do interior de Alagoas. Pois então a troca de saberes e experiências vividas naquele curso me encorajaram ao.ponto de mudar as práticas sindicais onde o conservadorismo era claro e tinhamos diretores lá desde a fundação do STTR em 1963, passei a participar de todos os espaços de discussão e debates no Município e Estado. Logo depois foi selecionado pela FETAG para participar do curso Nacional da ENFOC era a quarta turma com isso os horizontes se abriram novos conhecimentos adquiridos e com muita sabedoria e ética fomos para o enfrentamento político eleitoral do Sindicato em em 2009 o então suplente foi eleito para presidente do referido sindicato reeleito em 2013. Já em 2014 foi eleito pelo congresso da FETAG ALAGOAS para o cargo de Secretário de Políticas Sociais da Federação, também ocupamos cargos na Direção Estadual da CUT, CES, FNEPS e atualmente no Conselho Fiscal do SENAR-AL e vejam só que ironia em 2018 fui eleito para o cargo de Secretário de Formação e Organização Sindical da FETAG ALAGOAS e foi assim que a Escola Nacional de Formação da CONTAG contribuiu para o meu crescimento como cidadão e político sindical dentro do MSTTR.

Leonardo Correia da Silva Palmeira dos Índios/AL

Um curso transformador!

Transformou a minha vida, minha forma de pensar e de agir.
Sou muito grata ao meu sindicato pela oportunidade e a Rede de Educadores pelo grande ensinamento.

Lindicassia Nascimento Barbalha/CE

O PADRSS....
Estimular o desenvolvimento de processos formativos continuados nas diversas áreas temáticas, que possibilitem dialogar, interagir e aprofundar reflexões sobre o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS, do MSTTR.

Maria Neusa Macapá/AP

Sou Lindomar Neres, agente liberado da CPT da Diocese de São Luís de Montes Belos Go. Fiquei muito feliz quando fui convidado para fazer a Enfoc VI Turma em Anápolis e conheci muitas pessoas de várias lugares do nosso Estado. Mas uma me deixou lembranças que nunca vou esquecer. NAGIBE este cara pelo pouco espaço de tempo que conheci, vi que vale apenas lutar pelos "direitos do nosso próximo "......quando estava próximo de ser internado eu liguei pra ele e ele me disse : Caro amigo obrigado pela nossa amizade, e falou estaremos juntos Confirmo a em Deus e vamos pra "LUTA". NAGIBE, pra mim e um marco dessa ENFOC,

Lindomar Neres Da Silva Caiapônia/GO

A Enfoc pra mim foi como um divisor de águas na minha vida, foi onde aprendi a ter união, ser sociável,conheci a Enfoc através de um amigo do assentamento 25 de março em Carapebus RJ José Carlos da Emater que me deu um empurrão no estadual me ajudando com as passagens terrestre,eu sempre fui uma pessoa calada quase não conversava não tinha motivação nenhuma desde que perdi meu esposo e passei por situações desagradáveis na minha vida, quando cheguei lá me perguntei que estou fazendo aqui esse povo só fala em ser militante! que será isso conforme ia nas aulas eu ia ficando mas interessadas eu falei,caramba que luta linda a deles uma lutas pelos seus ideais, pela melhoria do nosso país ir pro enfrentamento sem se importar com as consequências, ai fui me dar conta da minha ida a Enfoc quando eles falaram do grupo dos 11 era o grupo que meu pai sendo militar era membro no Rio na década de 60 contra o militarismo naquela época então eu tinha sangue militante na veia e não sabia, pois meu pai era um militante comunista, hoje estou no regional agradeço ao Oto da fetagri RJ é a Contag por me dar essa oportunidade de estar mas uma vez adquirindo conhecimento e o direito de me empoderar mais e mais, pra levar pra nossa base a Enfoc é uma escola de transformação onde entramos fracos e saímos fortes com pensamentos mudados a mente evoluída hoje estou assim estou falando igual uma matraca ninguém me vence na explicação dessa política atual sei bater e rebater estou formando um grupo de GES com jovens que querem aprender a realidade em que estamos vivendo com esse atual governo fascista com militarismo autoritário, ignorante, sem papas na língua que não respeita ninguém tá igual um trator passando por cima de tudo e de todos onde a ordem é matar primeiro e perguntar depois, essa e minha visão hoje pois antes da Enfoc meu pensamento era totalmente inverso muito obrigado Contag por me proporcionar essa oportunidade de colocar no meu currículo mas essa dose merecedora de conhecer pessoas maravilhosas professores excelentes, educadores e educandos sem palavras a ENFOC é nota 1000.

Regina Helena Gomes da silva Carapebus/RJ

Ola boa tarde, sou muito grato por fazer parte desta corrente de aprendizagem que é á ENFOC Nordeste, pôs só me deixa munido de mas conhecimento para melhor desenvolver o meu trabalho de base para que eu possa realmente transformar outras pessoas assim como fui transformado a partir desta Escola que muito nos fortalece, e também para enfrentar as barreiras que o mundo nos oferece ao longo de nossas vidas.

ALVONI CRUZ DE SOUSA FEIRA NOVA DO MARANHAO-MA/MA

cheguei no movimento sindical através da cota de juventude a 6 anos mais somente a 4 anos que realmente comecei a participar do movimento, minha primeira ENFOC foi a geracional depois veio a Nacional, Estadual e Regional e desde então comecei a entender o que é e por que surgiu o movimento e quais suas bandeiras de luta, sempre fui uma pessoa muito tímida e participar desses momentos de formação mim ajudou e estar ajudando muito a lhe dar com isso, e também despertou em mim o desejo de querer aprender e entender mais como tudo começou para isso comecei a pesquisar e ler e então compreender melhor a atual conjuntura e entender também o papel do movimento sindical, hoje estou secretaria geral do sindicato e ouvi muitos testemunhos das pessoas que passaram por esses cursos e alguns coloquei em prática e deu certo, tenho aprendido muito nessa escola, verdadeiramente vivi momentos que mim ensinaram muito, como ser uma pessoa melhor, como lhe dar com a diferença e principalmente to aprendendo que mesmo que eu não concorde com algo devo no minimo respeitar.... Sou grata por cada pessoa que mim proporcionou poder viver isso na ENFOC, desde aqueles que mim escolheram para participar ate aqueles que mim ensinaram muito com seus testemunhos.

Fabiana Cavalcante das Chagas União dos Palmares/AL

A escola e um espaço de muita importância para o movimento sindical, pois ela proporciona a troca de saberes e vivencias entre os companheiros e companheiras, e a escola transforma pessoas fazendo com que elas lutem pelo seu espaço de direito.
Na escola aprendi que somos fortes. e mais ainda quando damos as mãos e seguimos juntos. Obrigado aos mediadores (as). e toda a equipe Da escola de formação ENFOC.

File Senador Guiomard/AC

Deixe aqui seu DEPOIMENTO

Menu Administrativo