III MODULO DO CURSO REGIONAL SUDESTE

img

“Se é pra ir à luta, eu vou. Se é pra tá presente, eu tô. Pois na vida da gente o que vale é o amor”. Foi cantando os versos da música de Zé Vicente e em total clima de afeto e anseio por trocas de experiências que cerca de 40 dirigentes e funcionários das Fetags e STRs dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais iniciaram na manhã do dia (18 de novembro) o III Módulo do Curso Regional Sudeste da Escola Nacional de Formação da Contag – ENFOC.

As atividades do III e último módulo acontecem até o próximo dia 24, no Centro de Desenvolvimento Sustentável Guaçu-Virá,  localizado no município de Venda Nova do Imigrante, região Serrana do Espírito Santo. A região é rica em Mata Atlântica e tem na agricultura familiar a sua principal economia. O Centro Guaçu-Virá é reconhecido no estado por ser referência em desenvolvimento sustentável e por isso foi o local escolhido pela Fetaes para sediar o curso, que tem como eixo temático: Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável Solidário.

Durante a abertura oficial do encontro, o Presidente da Fetaes, Paulo Caralo deu boas vindas aos participantes e disse “que a federação sente-se feliz e honrada em receber os companheiros que vieram de outros estados”. Também estiveram presentes a diretora da Secretaria de Formação e Organização Sindical da Fetaes, Valdirene Alves Santana e o diretor da Secretaria da Terceira Idade da Contag, Natalino Cassaro.

Ainda, no primeiro dia de curso, os alunos participaram de uma mística que os fez refletir sobre o que foi falado nos módulos anteriores, de modo a criar o compromisso com o trabalho e ressaltar a importância da formação para o MSTTR.  Para isso, em apenas uma frase, eles responderam a pergunta: “O que estou trazendo para o III módulo?”. As respostas foram as mais variadas, tais como: companheirismo; alegria renovadora; desafio de continuar na base o processo formativo; compromisso com os trabalhadores rurais; multiplicar o que aprendi, e várias outras.

Nessa etapa do curso serão abordados assuntos como: Conceitos de Sustentabilidade, Ruralidade e Territorialidade; Ação Sindical e Desenvolvimento; Assalariados Rurais; Educação do Campo; Gênero e Geração; Código Ambiental; Compensação Ambiental.

O objetivo do III módulo é viabilizar a formação de militantes do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, de modo a aprimorar sua capacidade multiplicadora criativa e potencializadora da ação formativa em suas áreas de atuação.

Menu Administrativo