Carta para Educandos(as) CURSO NAC. DE FORM. P/ EDUCADORES(AS) EM AÇÃO SINDICAL E DESENV. RURAL SUSTENTAVEL Carta para Educandos(as)

Brasília (DF), 17 de setembro de 2010.

 
Companheiros e Companheiras,
 
Educandos e Educandas da 3ª Turma do Curso nacional de Formação de Educadores e Educadoras em Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
Lembramos que o nosso reencontro vai acontecer no período de 10 a 21 de novembro, quando ocorrerá o 2º Módulo do Curso. Estamos na expectativa desse reencontro com cada um e cada uma de vocês com quem compartilhamos bons e desafiadores momentos durante os doze dias do 1º Módulo do Curso.
Para tanto é preciso trazer todo material de uso pedagógico, como bolsas, cadernos de textos e de anotações pessoais, canetas, além de muita disposição para os debates e entusiasmo para construção coletiva nesta próxima jornada.
Aproveitamos para rememorar que temos dois compromissos importantes para o desenvolvimento do 2º Módulo, que são: 
Atividades intermódulo – com tarefas individuais e coletivas:
* Realizar reuniões nos espaços políticos onde cada um (a) atua, para apresentar a estratégia formativa da ENFOC;
* Levantar informações sobre as principais bandeiras de lutas que orientam a ação política da Federação ou do Sindicato; 
* Identificar as iniciativas de formação desenvolvidas no estado ou no município, decorrentes da multiplicação criativa em curso no estado;
* Identificar as principais propostas, divergências e convergências na disputa eleitoral no estado:
. Focar as candidaturas estimuladas pelo MSTTR para o executivo e legislativo em todos os níveis (estadual e federal).
Destacar as propostas relacionadas às especificidades das mulheres.
. Identificar quantas mulheres candidatas foram eleitas.
Cada estado trará de forma organizada os materiais de campanha como jornais, folhetos, panfletos, imagens e reportagens veiculadas na imprensa.
Comidas típicas:
            Combinamos que os participantes se organizassem para trazer ingredientes para preparar “comidas típicas” das regiões/estado. Este momento deve ser organizado por vocês, portanto, nada de trazer algo complexo ou que exija muito tempo de preparação. É importante conhecerem bem, os “pratos” que serão preparados, pois além de degustar os alimentos, pretendemos fazer deste momento, um grande diálogo sobre cultura regional.       
Vamos caminhar juntos e juntas pelas trilhas da formação do MSTTR, semeando, vendo florescer, e colhendo para semear novamente, embalados pelo desejo de fortalecer a luta por um mundo mais humano, soberano e solidário.
Um grande abraço e até dia 10 de novembro!
 
 
 
Juraci Moreira Souto
Secretário de Formação e Organização Sindical
 
 
 
 
ATIVIDADE INTERMÓDULO
 
O que significa:
Ocorrem no chamado tempo comunidade (local de vida e militância do educando(a), com a intencionalidade de estimular percepções da vivência no tempo escola em confronto com o cotidiano da ação política e das relações estabelecidas nos espaços de vida e militância.
A atividade intermódulo é uma imersão e auto-reflexão sobre o espaço local; sobre as relações sociais que se estabelecem; sobre as relações político-organizativas e econômicas, sobre os acontecimentos marcantes e projetos de sociedade que marcam, problematizam e aprofundam as discussões realizadas durante as atividades do I Módulo do Curso Nacional.  
 
1.      As atividades a serem desenvolvidas
Terão duas dimensões, uma primeira de responsabilidade individual de cada educando(a) e uma segunda envolvendo todos os(as) participantes do estado.
 
a)        As atividades individuais
·Realizar reuniões nos espaços políticos onde cada um(a)atua, para apresentar a estratégia formativa da ENFOC.
·Levantar informações sobre as principais bandeiras de lutas que orientam a ação política da Federação ou do Sindicato.   
·Identificar as iniciativas de formação desenvolvidas no estado ou no município, decorrentes da multiplicação criativa em curso no estado. Por exemplo: identificar as experiências de Grupos de Estudos Sindicais – GES existentes no estado, cursos, etc.
 
b)       As atividades coletivas
·Identificar as principais propostas, divergências e convergências na disputa eleitoral no estado:
.Focar as candidaturas estimuladas pelo MSTTR para o executivo (governo estadual e federal) e legislativo em todos os níveis (Assembléia, Câmara Federal e Senado).
.Destacar as propostas relacionadas às especificidades das mulheres.
.Identificar quantas mulheres foram eleitas.
 
Orientamos que as atividades, tanto as individuas como as coletivas, deverão ser desenvolvidas em dois momentos.
 Primeiramente cada educando(a) deve realizar as atividade individuais no seu local de atuação militante, “o seu olhar, a partir da sua janela”.
  No segundo momento os educandos(as) do estado farão uma reunião, onde partilharão as escritas, informações e percepções individuais e organizarão uma apresentação destacando similaridades e diferenças das candidaturas e do projeto vitorioso. Terão a partir deste momento uma visão panorâmica sobre o cenário pós- eleitoral no estado
 
2.      O que as turmas devem trazer para o II Módulo
Trazer de forma organizada por estado, os materiais de campanha e a plataforma das candidaturas como: jornais, folhetos, panfletos, santinhos, imagens e reportagens veiculadas na imprensa.
Ao chegar, os estados se organizarão por região para a construção/composição de um grande mosaico regional.
A socialização será feita de forma criativa, de maneira a retratar a ação militante do MSTTR no processo eleitoral e no resultado pós-eleitoral.
 
3.      Qual a intencionalidade da ENFOC com essa atividade coletiva
Queremos construir a partir destas apresentações regionais com reflexões e contribuições de todo o grupo, uma publicação que retrate a participação política no processo eleitoral – MSTTR e as Eleições: caminhos, articulações, desafios e perspectivas. 

 

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