Lançado livro que conta como nasceu e se desenvolve a Rede de Educadores e Educadoras Populares da ENFOC

Momento de emoção, de renovar a esperança, de reviver os caminhos percorridos até aqui pelo processo formativo da ENFOC, de homenagear todos e todas que de alguma forma contribuíram para que a Escola de Formação da CONTAG chegasse até aqui... Momento de reconhecer e eternizar em letras, gravuras e fotografias, que tudo isso só foi possível por que uma grande Rede foi ao longo de mais de 10 anos se multiplicando em prol de um objetivo comum: levar conhecimento, abrir diálogo sobre a luta sindical e o empoderamento da classe trabalhadora rural, através de uma educação popular onde “Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes”, como bem afirma o mestre Paulo Freire. Assim foi o lançamento do livro: Quem é a Rede?

Mas afinal, quem é a Rede?
 
A rede é composta pela militância do MSTTR que participa das atividades de formação da ENFOC e assume o compromisso com a multiplicação criativa dos processos vivenciados; com o desenvolvimento da estratégia formativa da ENFOC.

A prática da Rede se efetiva nos cursos da Enfoc, nos Grupos de Estudos Sindicais e pedagógicos (GES), nos  mutirões sindicais , jornadas sindicais e pedagógicos, processos de sistematização, intercâmbios e cursos de formação política que acontecem nos vários estados, municípios e comunidades. Rurais.

Faz- se também presente nas reuniões dos conselhos deliberativos das entidades sindicais, nas plenárias avaliativas, em  mobilizações como o Grito da Terra, Festival da Juventude Rural e na Marcha das Margaridas, fortalecendo os espaços do MSTTR e sentido a sua existência.

Atuar em rede é vivenciar sentimentos de igualdade, solidariedade e pertencimento. É estar embora distante, e mesmo assim poder compartilhar fazeres e semear esperança.

Menu Administrativo