Formada a VII turma da Maranhão

Com muita emoção e entusiasmo foi formada mais uma Turma Estadual da Escola de Formação da Contag (ENFOC), no Maranhão. 

Neste último módulo, os participantes aprimoraram a capacidade multiplicadora e potencializadora da ação formativa, de forma a compartilhar os conteúdos estudados de construção e concepção dentro do estado. 

"A VII turma da ENFOC no estado é a continuidade da estratégia política de formação da CONTAG no Maranhão, um dos estados das regiões Norte e Nordeste que mais formou dirigentes. Neste momento que estamos atravessando, de crise política, de ameaça de perda de direitos, essa turma formada agora tem o grande desafio de se integrar com o restante da rede estadual de educadores populares para que a gente possa montar uma estratégia de elaboração de um plano de estudo sindical na base”, afirma José Chateo Brian, secretário de Formação e Organização Sindical da FETAEMA.

No centro dos estudos da formação está o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e o papel das lideranças sindicais no processo de construção e concepção dentro do estado. "Para nós da CONTAG é muito importante todo o processo de formação sindical. A escola de formação já tem mais de dez anos, e esse curso está finalizando a sétima turma é um momento importante, tendo em vista que estamos em uma conjuntura difícil, com um governo golpista que tem uma estratégia de acabar com a rede de proteção de direitos construída ao longo dos anos pelos movimentos sociais há mais de 20 anos”, ressalta o secretário de Formação e Organização da CONTAG, Carlos Augusto Santos Silva, que veio ao Maranhão prestigiar a graduação dos 48 formandos da VII turma da ENFOC Estadual. 

Entre as temáticas abordadas na formação estão a reforma agrária, políticas agrícolas, o meio ambiente, o papel do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) frente à divulgação do PADRSS, o desenvolvimento rural e suas implicações, agroecologia, segurança alimentar, dentre muitos outros. "A formação é fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar. Nós só vamos ter sindicatos fortes, sindicatos organizados, com boa gestão, combativos e de base se o processo formativo estiver articulado, e estiver na direção de formar militantes para construir trabalho de base: homens, mulheres e jovens para dialogar com a sociedade e com o estado, garantindo a defesa dos trabalhadores”, concluiu o secretário da CONTAG. 

A solenidade e a festa de formatura das lideranças sindicais aconteceu no dia 22 de junho, e contou com a presença, além do secretário de Formação e Organização da CONTAG, da Secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmarí Malheiros, do Deputado Estadual Bira do Pindaré, da Vice-Prefeita de Paço do Lumiar Maria Paula, de representantes da CUT, da CTB além da direção da FETAEMA.

Menu Administrativo