STR de Rio BananalL/ES certifica 1ª Turma da Escola Sindical

O Sindicato foi criado em 2009 quando se desmembrou da base territorial do STR de Linhares e Sooretama, na Região Norte do ES. Assim, como o STR do qual se desmembrou, o Sindicato nasceu com o DNA da formação política sindical e cidadã.


Nos oito anos de sua caminhada, o Sindicato sempre empreendeu em ações de formação de dirigentes, lideranças (atuais e novas), trabalhadores e trabalhadoras rurais de base, juventude, mulheres, funcionários e parceiros. Em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura (SEAG) e o Movimento Educacional Promocional do ES (MEPES), capacitou jovens rurais no Curso de Gestão da Propriedade Rural; o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Bananal (STR-RB) tem, desde a criação, participação efetiva nas ações da ENFOC em nível estadual, regional e nacional; foram 11 turmas do Programa Jovem Saber, com a presença da FETAES e da CONTAG na certificação dos alunos; diversas turmas de GESB´s (Grupos de Estudos Sindicais de Base) foram constituídas e, no ano de 2017, a partir de demanda das lideranças e de uma estratégia de gestão da Diretoria foi criada a Escola Sindical visando organizar, intensificar e qualificar a formação sindical de base. Um dos objetivos dos três primeiros módulos era promover a formação e o estímulo para que os alunos e as alunas da Escola Sindical pudessem integrar a nova diretoria e conselho fiscal do Sindicato na eleição que ocorrerá no dia 1º de outubro de 2017. A estratégia deu certo, a chapa concorrente à eleição promove uma renovação de mais de 70% de seus membros e mais de 90% são alunos da Escola Sindical. Vale ressaltar que as lideranças que não integram a chapa atual continuam firmes na caminhada e na luta.


Nas primeiras ações da Escola Sindical foram realizados três módulos distintos: 1º Módulo: Geopolítica e suas influências na agricultura familiar e nas organizações do campo – facilitador Carlos Teixeira – Consultor Técnico do Sindicato e Educador Popular; 2º Módulo: Movimentos Sociais: histórias, perspectivas e desafios – facilitador Perly Cypriano – ex-subsecretário Nacional de Direitos Humanos nos Governos Lula e Dilma; e 3º Módulo: Práticas Sindicais – facilitador Antenor Martins: Educador Popular e ex-assessor de Formação e Organização Sindical da CONTAG/Enfoc.


No dia 28 de julho passado, o STR-RB, com presença de mais de 80 pessoas, em sua maioria de jovens, realizou um evento em comemoração ao Dia Municipal da Juventude Rural de Rio Bananal, ao Dia Nacional da Agricultura Familiar e a certificação dos 53 alunos da Escola Sindical. Incluindo algumas pessoas do vizinho STR de Linhares e Sooretama.


Estiveram presentes o subdelegado Federal da SEAP, Rafael Lima, o deputado estadual Pe. Honório/PT, o secretário Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, e vice-presidente do STR-RB, Edimauro de Oliveira Lopes (SULA), a secretária Municipal de Educação, Janete Falcão Malavassi; o assessor e a secretária de Políticas Sociais e Juventude Rural da FETAES Ranielli Badiani Bianchi, Diretores dos STRs vizinhos de Linhares/Sooretama, de Jaguaré, de São Gabriel da Palha e de São Mateus.


Falando em nome da turma, a aluna Verônica Dassiê afirmou o seguinte: “Eu não sabia que o Sindicato e o Movimento eram tão importantes para a nossa vida na lida lá no campo. Eu estou maravilhada com tudo o que aprendi nesse curto espaço de tempo. Estou muito agradecida pela oportunidade”.


Marcos Pravato Venturini, conselheiro Fiscal Efetivo e um dos coordenadores da Comissão Municipal de Jovens do Sindicato, falou o seguinte: “Comecei a participar do Sindicato antes mesmo do desmembramento, desde que comecei nunca mais parei. Faço parte da história do nosso Sindicato e confesso que a ideia da Escola Sindical foi muito boa. É bom ver mais gente se apresentando para a luta, especialmente a juventude rural. Só tenho a agradecer e reafirmar meu compromisso com as lutas coletivas de nossa categoria”.


Segundo o diretor presidente do STR-RB, Gilberto Soares de Mattos, o evento foi um sucesso e superou todas as expectativas e objetivos pré-definidos. “É muito gratificante ver tantas pessoas com mais consciência sobre o que é o Sindicato, suas finalidades, objetivos e desafios frente a essa complicada conjuntura que estamos vivenciando no Brasil de iminente perda de direitos da classe trabalhadora e, particularmente, da categoria dos trabalhadores rurais, e o avanço da direita em vários países do Mundo. O ânimo deste povo renova nossas esperanças no fortalecimento das lutas da agricultura familiar”.


Muito emocionada, a secretária Geral do STR-RB e uma das coordenadoras da Escola Sindical, Fabiana Deluca (BIA), afirmou o seguinte: “É muito emocionante ver um sonho coletivo se concretizar e tantas pessoas felizes, comprometidas e prontas para as lutas de fortalecimento da organização coletiva em nosso Sindicato e para defesa dos direitos da categoria. Nós que temos o prazer de integrar a Enfoc, eu particularmente que participei de todas as etapas, temos o compromisso e a responsabilidade de multiplicar e replicar na base em que atuamos os saberes e os fazeres que aprendemos na Escola Nacional. Para mim, a Escola Sindical do STTR-RB e a certificação da 1ª turma de alunos não são o fim da caminhada, mas é, sem dúvida, uma importante etapa vencida. Estou muito feliz e realizada. Parabéns para todas e todos nós que integramos a Escola do nosso Sindicato. Agora é dar continuidade às atividades de formação”.

Menu Administrativo