ENFOC: VI Turma do Curso Regional Nordeste, debate sobre capitalismos e patriarcado.

Os participantes do Curso Regional de Formação Politica – VI turma vivencia um intenso debate sobre sociedade, Estado, patriarcado e o avanço do capitalismo no campo e suas implicações na região Nordeste. Na vivencia os educandos e educandas construíram coletivamente, em grupos de trabalho e refletiram sobre os caminhos históricos da relação entre capitalismos e patriarcado na estruturação da sociedade atual.

Nos grupos o debate foi intenso, pois o destaque foi sobre as características dos projetos de sociedade em disputa e a construção do entendimento sobre o projeto hegemônico que dá forma ao atual modelo de desenvolvimento. O debate sobre ideologia também mobilizou a turma e trouxe elementos importantes para a atuação sindical e a formação de base.

Outra questão abordada foi sobre identidade e territorialidade, ocupação das terras no país e no nordeste e como os primeiros habitantes do Brasil foram desterritorialisados. 

No debate sobre o patriarcado, origem, formas e como atualmente se expressa na sociedade, foi trabalhado com historias de vida das mulheres participantes do curso, um altar que refletiu as resistências dessas mulheres na luta por liberdade e pela vida.

Para Arlinda Antônia, Secretária de Política Agrícola e Agrária do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santa Cruz da Baixa Verde (PE), debater o patriarcado reflete a vida dela desde criança porque sempre viveu dentro de casa, onde sempre quem mandava era seu pai e depois seu esposo. “sempre ouvir dizer assim: “aqui quem canta de galo sou eu”, debater isso na ENFOC é bom porque sempre pensava que era assim mesmo e na verdade vemos que é possível descontruir isso e poder levar para minha região e no município esse debate” afirma Antônia.

Reforçando a importância de se compreender como as relações são construídas, foi feito um dialogo o atual momento destacando a reorganização do capital internacional e como se expressa na atual conjuntura do país.

Menu Administrativo