FETARN realiza Oficinas Formativas Multiplicativas e Preparatórias para a Marcha das Margaridas 2019

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande (FETARN) realizou em Natal no período de 12, 16 e 17 julho, através das Secretarias de Formação e Organização Sindical e Secretaria de Mulheres, as Oficinas Formativas Multiplicativas e Preparatórias para a Marcha das Margaridas 2019 em consonância com a rede de educadores e educadoras da ENFOC no estado, em fortalecimento e empoderamento a 6° Marcha das Margaridas com o apoio da CONTAG, por meio da ENFOC-Escola Nacional de Formação. 

O objetivo foi aprofundar o debate sobre o conteúdo político da Marcha das Margaridas considerando os impactos do atual contexto social, político e econômico sobre a democracia, a soberania popular, a justiça, a igualdade e a liberdade, aspectos presentes no lema, envolvendo a rede de educadores e educadoras popular como organismo de interação; Partilha e fortalecimento coletivo.

Os Municípios que receberam as oficinas foram Mossoró, Lajes, Natal e Santa Cruz. Totalizando o público de mais de 200 mulheres, as oficinas foram espaços de diálogo, formação, construção coletiva do saber, debate de temas relevantes e animação para a macha das Margaridas 2019. Contando com diversas autoridades sindicais presentes, como a Secretária de mulheres da FETARN Maria Gabriela, Secretário de Formação e Organização Sindical Francisco de Assis e demais dos diretores, ainda contribuíram com os debates as instituições parceiras CUT, SINAI, MMM, SEDRAF; Fórum de Mulheres de Natal e FETAM.

 “Sou Ivonete, e juntamente com Jaciane e Maria das Dores, fazemos parte do Polo da Grande Natal e somos MARGARIDAS do STRAF de Monte Alegre. Queremos externar que para nós, momentos como este são de grande importância para nos fortalecer e nos empoderar e dizer não ao retrocesso, as injustiças e dizer chega de violência contra as mulheres”.
(Ivonete Ferreira-Polo Grande Natal) 

“O meu sentimento foi de pertencimento e emoção com o empenho e a participação de cada uma de nós. Também já lançamos um convite para Polo e FETARN ir conhecer a casa de Margarida Alves”.
(Conceição-Polo Trairi)

Defino a palavra emocionante como a palavra chave. Me faltou Chão ao assistir o vídeo que falava de Margarida ali percebi o tamanho da responsabilidade e também o tamanho da crueldade dos seres humanos, me doeu na alma. A minha emoção foi mais além, detectei que diante de uma tentativa de calar uma voz, vi ali tantas vozes ecoarem por justiça, liberdade, respeito etc.
(Marta Soares-Polo Trairi)

É muito importante esses momentos coletivos, pois muitas vezes não se sentem à vontade nem dentro da própria família para falar de tais assuntos, mas que num momento como este se sentem acolhidas e expõem tais situações.
(Zuelda Sales-Polo Central) 

Para a Secretaria de Formação e Organização Sindical o momento é de ouvir as diversas Margaridas, sua história e protagonismo na comunidade, sociedade, pois lugar de mulher é onde ela quiser, ainda serão realizadas mais duas oficinas no Polo Sindical no Municípios Caicó e Pau dos Ferros

Menu Administrativo