FETAG-PI realizou solenidade de TransFormatura do II Curso Estadual de Formação Política para Mulheres do MSTTR

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI) através da Secretaria de Formação e Organização Sindical e Secretaria de Mulheres e apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) realizou na noite de ontem (26) no auditório do Centro de Estudos Sindical Rural (CESIR) da própria entidade em Teresina, a solenidade de TransFormatura do II Curso Estadual de Formação Política para Mulheres do MSTTR, turma “Marlene Veloso”. 

Parte da Diretoria Efetiva da Federação, Secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, lideranças sindicais, familiares e convidados participaram da cerimônia que formou 85 educadoras populares no Piauí que homenageou a Secretária de Mulheres da entidade, Marlene Veloso.
“O sentimento é de muita gratidão a esta turma que de forma singela escolheram meu nome para homenagear. Uma turma de mulheres incríveis, empoderadas, aguerridas, que me inspiram e fazem a luta das mulheres acontecer, então dizer que estou feliz e toda palavra ainda é pouco para tanta gratidão”, disse emocionada Marlene Veloso.

Para Presidente da Federação, o curso foi importante para formação das mulheres do Piauí. “Importantíssimo podermos contribuir com a formação destas mulheres dirigentes sindicais, e para nós da FETAG-PI é bastante positivo capacitar e estarmos aqui com mulheres trabalhadoras rurais, que estão capacitadas para transferir estes conhecimentos em suas bases”, frisou Lucilene Ferreira.

A Enfoc é uma escola de formação político sindical, constituída em 2006 para assumir a formação das lideranças do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - MSTTR, contribuindo para que esse pense e repense, criticamente, os rumos da luta, a organização sindical, as práticas sindicais, o seu projeto político, articulado aos temas do cotidiano sindical, em uma perspectiva de valorização da pluralidade de ideias, a construção coletiva do conhecimento, a autocrítica, a troca de experiências e a partilha de saberes e fazeres.

“Nós acreditamos que a formação é um dos principais pilares do MSTTR e neste momento estamos felizes por participar desta solenidade de formação, porque acreditamos que estas companheiras sairão daqui mais empoderadas e fortalecidas para continuar fortalecendo nossa luta na base, pelos nossos direitos, então é um momento para parabenizarmos a Federação do Piauí, a nossa CONTAG por proporcionar este curso para nossas companheiras que a partir de agora são educadoras populares”, afirmou a Secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.

Durante sua fala, Mazé Ribeiro, Secretária de Formação e Organização Sindical da FETAG-PI, avaliou o curso específico para mulheres. “Bastante positivo porque foram três módulo de muito aprendizado e hoje estamos concluindo com a transformatura das companheiras, porque fazer formação com as mulheres, é empoderá-las no sentido de que elas possam estar na suas bases contribuindo com outras companheiras e este é o processo formativo, é construir políticas para mulheres para que elas possam ocupar todos os espaços na sociedade”, disse Mazé Ribeiro.

O curso teve o objetivo de proporcionar uma formação política, feminista e sindical, para mulheres trabalhadoras rurais visando sua qualificação e empoderamento como mulheres, cidadãs e dirigentes sindicais.

 

Menu Administrativo