CONTAG cobra providências e responsabilização de culpados pelo “genocídio” de Yanomamis

img
A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) recebeu com perplexidade e revolta a notícia de que ao menos 570 crianças Yanomamis morreram de fome por contaminação por mercúrio, nos últimos quatro anos, em decorrência direta da atuação de garimpeiros ilegais. E mais mortes vêm sendo registradas nos últimos dias, incluindo adultos.

Na última sexta-feira (20), o Governo Federal publicou o Decreto nº 11.384, que institui o Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária das Populações em Território Yanomami, reunindo ações de sete ministérios. No sábado, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e uma equipe ministerial foram à Roraima ver de perto a situação da população yanomami e anunciar uma força-tarefa para atendimento emergencial aos indígenas com a colocação de um hospital de campanha na aldeia e envio de profissionais da saúde. Lula garantiu que cuidará de perto da manutenção dos direitos dos povos indígenas, entre eles saúde, educação, alimentação e deslocamento.

O presidente Lula também falou do compromisso do governo no combate ao garimpo ilegal na região. “É importante as pessoas saberem que esse país mudou de governo que vai agir com rigor no combate ao garimpo. Eu posso dizer que não vai mais existir garimpo ilegal”, disse Lula.

A CONTAG cobra uma séria investigação sobre o caso e a responsabilização dos possíveis culpados por esta grave crise humanitária envolvendo a população yanomami, bem como investigar também se outros povos indígenas no País estão sendo afetados pela mesma situação.


Menu Administrativo