CONTAG 60 ANOS - EDITAL 001/2023: CHAMADA PARA ARTIGOS

img
CONTAG: "60 anos de lutas por democracia, direitos e justiça social"

No dia 20 de dezembro de 2023, a CONTAG completará 60 anos. Esta data marca, na história, a criação da CONTAG, cujo reconhecimento legal só se efetiva em janeiro de 1964. Herdeira dos movimentos que lhe antecederam como as Ligas Camponesas, a ULTAB e MASTER que lutavam por terra, condições digna de trabalho e por direitos, sua criação remonta aos anos de 1930, com surgimento dos primeiros sindicatos rurais. Portanto, celebrar os 60 anos da CONTAG é refletir sobre sua contribuição para a organização da classe trabalhadora do campo e da cidade e para a sociedade brasileira de um modo geral, com intuito de problematizar fatos e acontecimentos que marcaram a história de lutas da CONTAG ao longo dos 60 anos. É, sobretudo, refletir quais implicações o atual contexto impõe aos agricultores e agricultoras familiares e quais tarefas políticas as organizações sindicais precisam assumir frente a estas implicações.

Os textos devem primar por uma abordagem histórica. São seis décadas de lutas e conquistas que podem ser refletidas de modo geral ou específico. Caso a escolha seja pelo específico, o texto deve fazer referência às frentes de lutas – Educação do Campo, Formação Político-Sindical, Políticas Agrícolas, Reforma Agrária, Marcha das Margaridas, Organização e Lutas da Juventude Rural, Previdência Social, expressas no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS).

A coletânea de artigos será publicada em formato de livro impresso e a organização ficará a cargo da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC).

ACESSEM O EDITAL AQUI e fiquem por dentro das regras e prazos de envio.

CONTAG: "60 anos de lutas por democracia, direitos e justiça social"

Menu Administrativo