FETAG-PI e CONTAG finalizam mais um módulo para lideranças jovens que atuam no campo da 7º Turma da ENFOC Estadual

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI) em parceria com a CONTAG, finalizaram nesta sexta-feira (03/03), o II módulo da 7° Turma Estadual de Formação Política da Escola Nacional de Formação (ENFOC). A formação reuniu 70 participantes trabalhadores rurais jovens, no Centro de Formação Sindical (Cesir), em Teresina, com objetivo de valorizar o trabalho de formação de base sindical.

Um dos palestrantes foi o Jornalista Jessé Barbosa que interagiu sobre Comunicação Popular na era digital. “Trouxe uma reflexão sobre comunicação, mídia social. A pergunta chave desta fala é que ser humano é esse que brota das mídias sociais digitais, sem este conhecimento a gente não consegue avançar em qualquer tipo de comunicação”, comenta.
Para quem organiza a formação política veio sentimento de dever cumprido e proporcionando novos conhecimentos adquiridos com a educação popular.
“Foi muito importante a presença dos nossos educadores populares que é de fato que vai fazer o trabalho lá na ponta, na base multiplicando os conhecimentos e fortalecendo cada vez mais os sindicatos e na base com nossos agricultores familiares”, agradeceu a Secretária de Formação e Organização Sindical da FETAG-PI, Lucilene Ferreira.
Para quem participou do curso fica o aprendizado. A coordenadora de jovens do Sindicato de Marcolândia, Milena Vitória, do município, saiu satisfeita com as atividades realizadas.
 “Para mim a ENFOC está sendo um movimento muito importante que vou levar para minha vida, sou nova no movimento e estou adquirindo esse conhecimento para levar para minha base e fazer com que possa ajudar as pessoas do meu sindicato e sócios", conta.
A diretoria da FETAG-PI está empenhada em melhorar as condições de trabalho dos trabalhadores rurais. "Participar da ENFOC é falar da trajetória de luta e inserção do movimento sindical, é um prazer contribuir e sem dúvida transformar multiplicadores lá nas bases no entendimento dos sujeitos dentro do movimento sindical”, finalizou a secretária de Mulheres da FETAG-PI, Marlene Veloso.
Foram trabalhados eixos temáticos: Memória, lutas sociais, campo, sujeito e identidade e pedagogia para uma nova sociabilidade.
Este foi o segundo módulo com um total de três.



Menu Administrativo